Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Dispositivos eletrônicos podem causa interferência no WiFi


Descrição

O WiFi utiliza ondas eletromagnéticas para conectar dispositivos à Internet. Caso haja outros equipamentos eletrônicos por perto que gerem um sinal similar, isso pode causar interferência no WiFi! Por isso, preste atenção onde você deixa o roteador WiFi da sua casa.

Atualmente existem duas faixas de frequência utilizadas no WiFi, o 2.4GHz e o 5.0 GHz (em breve teremos 6.0 GHz). O 2.4 GHz possui maior alcance do sinal, menor velocidade máxima e tem 11 canais; já o 5 GHz é o oposto, ele possui menor alcance do sinal, maior velocidade e 23 canais.

A escolha de qual é a melhor faixa para se utilizar no WiFi em uma casa depende de cada caso. Um dos fatores de decisão é a interferência. Ao usar o 2.4 GHz, sua rede estará sujeita a maiores interferências do que com o 5.0 GHz, já que, além do menor número de canais disponíveis, diversos equipamentos como walkie talkies, rádios, monitores de bebês, portões eletrônicos, micro-ondas, televisores e aparelhos com bluetooth, podem utilizar a mesma frequência, gerando interferência.

Existem situações em que é difícil evitar a interferência, como, por exemplo, o WiFi do vizinho. Nesse caso, uma das soluções é trocar o canal do seu WiFi. Mas quando a interferência é causada por outros equipamentos domésticos, reposicionar o seu roteador pode ser a melhor solução. Se não for possível, uma opção é trocar de faixa de 2.4GHz para o 5GHz.

Infraestrutura da Internet e Redes Postado em 19/04/2021

LICENÇACC BY-ND


Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.