Lançado em 2020 pelo Banco Central do Brasil, o PIX é um sistema de pagamento instantâneo completamente digital. Criado para facilitar as transações financeiras entre indivíduos e/ou instituições, sua utilização é bem simples, basta ter cadastro no sistema e conexão com a Internet para usufruir de todas as funções disponíveis no aplicativo.
É por ser algo tão descomplicado que muita gente se sente insegura. Mas vamos entender o passo a passo com algumas recomendações de segurança: 1) utilize o aplicativo oficial do seu banco; 2) cadastre sua chave PIX, seja ela número de telefone celular, e-mail, CPF (ou CNPJ) ou chave aleatória; 3) receba seu código de verificação e não compartilhe; 4) antes de transferir, confira os dados do destinatário.
E lembre-se, todo cuidado é pouco: seu celular também é sua carteira!
Para saber mais:
https://cartilha.cert.br/fasciculos/#banco-via-internet
Acessibilidade:
Na primeira cena temos um homem mexendo no celular, com uma tela ao lado exibindo um aplicativo de banco. Uma mão aparece e seleciona o aplicativo do banco. Nesta cena aparece a seguinte frase “Vai usar o pix?”.
Na segunda cena, o personagem mostra o celular e a sua tela mostra o aplicativo do banco aberto. Nesta cena aparece a seguinte frase “Use o app oficial do seu banco”.
Na terceira cena, a mão seleciona no celular a função do PIX e opções aparecem para cadastrar as chaves (CPF, telefone, e-mail e chave aleatória). Nesta cena aparece a seguinte frase “Cadastre suas chaves”.
Na quarta cena, após cadastrar as chaves, chega o código de verificação no celular. O código é verificado e na cena aparece a seguinte frase “E nunca compartilhe o código deverificação”.
Na quinta cena aparece uma tela de transferência, mão aperta botão transferir e então surge na tela a mensagem digite sua senha. A senha é digitada e a transferência realizada com sucesso. O personagem fica feliz e na cena aparece a seguinte frase “Antes de transferir confira os dados”.
LICENÇACC BY-ND
Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.