Já sabemos que devemos proteger nossas informações pessoais de possíveis ataques cibernéticos. Para isso, precisamos adotar uma série de mecanismos de segurança, como backup, autenticação em dois fatores e senhas fortes. Outra atitude importante é proteger seu chip SIM com uma senha que só você saiba.
O PIN é um código de identificação pessoal e, ao ativar a função de bloqueio, você protege o seu chip, uma vez que o PIN deverá ser digitado cada vez que o celular for ligado, reiniciado ou inserido em outro aparelho. Isso adiciona uma camada extra de segurança que impede outras pessoas de realizarem chamadas ou usarem os dados móveis ou SMS no seu aparelho.
Esse recurso geralmente vem desativado, mas você pode facilmente habilitar essa camada adicional de segurança. Cada operadora possui um código PIN padrão, e basta informá-lo para habilitar o bloqueio e modificar para outro código que só você saiba. O PIN padrão e o PUK (utilizado para desbloquear o chip), vêm normalmente impressos no cartão em que o chip é destacado. Lembre-se de guardar esses números em um lugar seguro.
Assim, em caso de furto do celular, se um criminoso instalar o chip em outro aparelho ou reiniciar seu aparelho para tentar logar, a tela de bloqueio do chip aparecerá e se ele não souber o PIN, as funções do chip SIM não estarão disponíveis.
Para ativar o bloqueio com o código PIN em aparelhos Android acesse - Biometria e segurança - Outras config. de segurança - Config. bloqueio cartão SIM - habilite o bloqueio com o código PIN da operadora. Em seguida, altere o código para um de sua preferência.
No iPhone acesse Ajustes - Celular - PIN do SIM - Ative a opção PIN do SIM. Em seguida, insira o código PIN informado por sua operadora e toque na opção Alterar PIN, fazendo a mudança para um código de sua preferência.
O SIM será bloqueado se o PIN for digitado incorretamente três vezes, e o desbloqueio exigirá a digitação do código PUK. O código PUK aceita até 10 tentativas e caso sejam atingidas o chip será permanentemente bloqueado. Se você não tiver mais acesso a esse código, é possível solicitar o PUK em sua operadora, que fará algumas verificações de identidade antes de te informar o código. Com ele em mãos, o problema será resolvido.
Acessibilidade
Na primeira cena, uma mulher mostra a tela do celular, e ao seu lado surge um chip SIM, com a representação de um código de proteção. No topo da tela, aparece a frase "Proteja seu chip SIM com senha".
Na segunda cena, a personagem está mexendo no celular e ao seu lado surge a tela do dispositivo, que mostra as configurações de bloqueio. Ela ativa o bloqueio do chip, enquanto no topo do vídeo surge a frase "Ative o bloqueio do chip SIM".
Na terceira cena, a mulher escolhe a opção alterar PIN, apaga a senha padrão e insere uma nova senha. No topo da tela, aparece a frase "Altere o código PIN padrão".
Na quarta e última cena, a frase "Sempre que ligar o aparelho, digite o PIN para liberar ligações, dados e SMS" aparece na parte de cima do vídeo, enquanto a personagem bate palmas e surge um balão de fala indicando que o chip foi bloqueado. Ao lado do balão, uma tela de celular pede o código PIN para liberar o acesso às funções do chip SIM.
LICENÇACC BY-ND
Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.