Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Trabalho remoto com segurança


Descrição

O trabalho remoto tornou-se cada vez mais comum a partir do período de pandemia, trazendo flexibilidade e conveniência para os profissionais que contam com essa opção. No entanto, o aumento dessa modalidade atrai atacantes, que buscam maneiras de conseguir acesso a redes e sistemas corporativos para obter informações pessoais e até mesmo sigilosas da empresa.

Um vazamento de senha ou um computador infectado pode ser a porta de entrada para ataques à empresa, como os casos de ransomware, que costumam provocar paralisação de atividades e vazamento de dados, com prejuízos à empresa e os seus funcionários.

Ao trabalhar remotamente, é comum que a empresa forneça o equipamento a ser utilizado e defina regras para uso, visando manter os dados e sistemas protegidos. Não use o equipamento para fins pessoais. Instalar softwares e jogos, por exemplo, podem trazer vulnerabilidades e facilitar à invasão das redes e dos sistemas aos quais se conecta. 

Ao acessar sites e sistemas corporativos, utilize conexões seguras com criptografia como, por exemplo, https para webmail ou use a VPN da empresa. Ao receber um e-mail ou mensagem, fique atento para não clicar em links suspeitos, pois eles podem direcioná-lo a sites maliciosos para furtar credenciais ou instalar malware nos dispositivos. Saiba como reconhecer um e-mail suspeito com o vídeo “Não clique em links desconhecidos” (https://cidadaonarede.nic.br/pt/video....

Outra recomendação importante é aumentar sua proteção criando senhas fortes e habilitando a verificação em duas etapas, sempre que possível. Nunca forneça suas credenciais a ninguém e lembre-se também de manter todos os softwares e sistemas atualizados.

Por fim, fique atento aos dados armazenados em seu computador e utilize somente métodos de compartilhamento autorizados por sua empresa. Caso trabalhe com dados pessoais de pessoas físicas ou jurídicas, redobre os cuidados. Vazamento de dados podem ter implicações legais, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Ficou em dúvida, notou alguma atividade incomum, uma possível violação ou incidente de segurança? Contate o departamento responsável da empresa.

Saiba mais em: https://cartilha.cert.br/fasciculos/#trabalho-remoto

Acessibilidade 
Na primeira cena, um rapaz trabalha em casa. Acima, aparece a frase “Vai trabalhar remotamente?”. Na sequência a frase muda para “Utilize o computador da empresa somente para o trabalho”. O rapaz pensa em outros usos que devem ser evitados ao utilizar aquele computador, como jogos e compras online.

Na terceira cena, o rapaz recebe e-mails e pop-ups com conteúdo suspeito. Acima surge a frase “Não clique em links suspeitos”. Um ícone de aviso aparece sobre essas janelas.

Na quarta cena, o rapaz está na empresa e conversa com outro funcionário. A frase muda para “Esclareça suas dúvidas e siga as regras da empresa”. Ao receber os esclarecimentos necessários, o rapaz volta a trabalhar tranquilamente de casa.

Segurança Uso responsável e deveres na Internet Postado em 29/06/2023

LICENÇACC BY-ND


Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.