A Inteligência Artificial (IA) é uma área de estudo que busca criar sistemas capazes de resolverem problemas de modo similar às capacidades humanas. Para isso, a tecnologia utiliza algoritmos que conseguem analisar grandes volumes de dados e, a partir dessa análise, identificar padrões e sugerir soluções.
Assistentes virtuais são uma aplicação da Inteligência Artificial, à medida que desenvolvem a habilidade de compreender comandos de voz e aprender com as preferências dos usuários, tornam-se cada vez mais personalizados. A Siri (Apple), o Google Assistant (Google) e a Alexa (Amazon), são exemplos de assistentes virtuais que ilustram a capacidade da IA de executar uma série de tarefas, como controlar dispositivos inteligentes, interagir com os usuários e sugerir conteúdos em serviços de streaming de áudio e vídeo, como Spotify e Netflix.
A IA já é utilizada também em outras áreas. Na medicina, por exemplo, a detecção de doenças em exames de imagens se beneficia da precisão e rapidez dos algoritmos de IA. Nas áreas de produção e a tradução de textos, é possível criar conteúdos com uma competência crescente. A tecnologia também está presente nos carros autônomos por meio de sensores que promovem uma condução mais segura, trazendo um grande avanço para a indústria automotiva. Além disso, na agricultura, a Inteligência Artificial é capaz de detectar pragas e doenças nas lavouras, na área de segurança digital, pode evitar ataques cibernéticos, e no setor bancário consegue detectar fraudes e transações financeiras suspeitas.
Os contínuos avanços desta tecnologia fazem com que a Inteligência Artificial esteja progressivamente mais presente na vida das pessoas. Pesquise mais sobre as ferramentas e como elas podem ajudar a desenvolver as atividades diárias de forma mais produtiva e inteligente.
Acessibilidade
Na primeira cena, um robô está posicionado sobre um chip escrito IA e diversos usos da tecnologia aparecem em sua volta. Acima a frase "Sites e apps de Assistente virtual, correção de texto, tradução, recomendações". Um homem aparece e aponta para o robô, a frase muda para "já usam Inteligência Artificial para melhorar seus resultado".
Na segunda cena, a frase muda para “A IA analisa dados e aprende a partir deles, fornecendo sugestões”. O robô recebe um conjunto de dados que são processados e transformados em uma ideia. A frase muda para “e ajudando na resolução de problemas”. O homem observa o processo e fica impressionado, aplaudindo.
LICENÇACC BY-ND
Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.