Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Tipos de conexões móveis


Descrição

Já reparou nas siglas 3G e 4G que aparecem ao lado do sinal do seu celular? Elas indicam a tecnologia de dados móveis utilizada, por isso o G, de geração, ao final de cada número – 3G por exemplo é a terceira geração da tecnologia de dados.

Na primeira geração de rede móvel (1G), a transmissão de dados ainda era ainda analógica, permitindo somente o uso de voz com uma capacidade bastante limitada. Já na segunda geração (2G), a transmissão se tornou digital, adicionando uma possibilidade limitada de envio de dados de mensagens via SMS. Mas foi com o 3G que a adoção da tecnologia móvel explodiu.

A tecnologia 3G permite que usuários utilizem aplicativos conectados à Internet de forma satisfatória. Com largura de banda de 2Mbps, muito superior às centenas de kilobytes oferecidos pela tecnologia 2G, tornou-se possível utilizar aplicativos como navegadores, redes sociais e e-mail, contribuindo com a popularização do uso dos smartphones. Essa tecnologia evoluiu para o 4G que trouxe uma melhoria significativa na qualidade de aplicações em tempo real como voip, streamings e jogos on-line. A tecnologia 4G fornece largura de banda de até 1Gbps e velocidade média superior a 20 Mbps.

Pode ser que o seu telefone móvel mostre outros símbolos além do 2G, 3G, 4G. Em geral, esses símbolos representam tecnologias intermediárias ou simplesmente a nomenclatura de alguma tecnologia. Por exemplo, as siglas G e E referem-se aos padrões que aprimoram o 2G – sendo conhecidas também como 2.5G e 2.75G –, o H e H+ são melhorias do 3G, já 4G e LTE referem-se à mesma tecnologia no Brasil. Existem também versões aprimoradas do 4G chamadas de 4G+ ou 4.5G dependendo da operadora. Em 2021 foi realizado o leilão para as faixas de 5G no Brasil e logo a tecnologia estará amplamente disponível.

A tecnologia 5G possui largura de banda superior a 1Gbps e velocidade média acima de 100 Mbps podendo alcançar até 10 Gbps. É ideal para vídeos de altíssima velocidade, possui latência reduzida, melhorando ainda mais a experiência do usuário em aplicações em tempo real. Além disso, possibilita um aumento na quantidade de equipamentos conectados à rede ao mesmo tempo, até um milhão de dispositivos por quilometro quadrado. A nova tecnologia também permite integrar o dispositivo móvel a outros equipamentos conectados, como carro e smartwatch, sem perda de qualidade como ocorre com o 4G. É a Internet das Coisas se fazendo presente em nossas vidas.

Por isso, ao comprar um smartphone é importante verificar quais são as tecnologias de dados compatíveis. Por exemplo, ao comprar um telefone com suporte ao 4G (e anteriores) não será possível fazer um upgrade e adicionar suporte ao 5G. Já os aparelhos mais modernos que oferecem suporte ao 5G, em geral, são compatíveis com as tecnologias anteriores.

Na dúvida, verifique as especificações do fabricante antes de comprar. Sempre utilize aparelhos com o selo de homologação da Anatel, o que garante que ele será compatível com as tecnologias e frequências utilizadas pelas operadoras em nosso país.

Acessibilidade

Na primeira cena, lemos a frase “Já reparou na conexão de Internet no seu celular?”. Um menino segurando o celular faz uma expressão de surpresa enquanto as siglas 3G, 4G, 5G passam por ele.  Na segunda cena, o menino observa com uma lupa a tela do celular e a frase muda para “Cada sigla representa uma tecnologia”. Ao lado do sinal do celular aparece a sigla 3G, sendo substituída por 4G e posteriormente por 5G.

Na terceira cena, as palavras 3G, 4G, 5G surgem espaçadas. A frase muda para “Quanto mais nova a tecnologia”, abaixo delas aparecem o período aproximado de lançamento: 3G meados dos anos 2000, 4G dos anos 2010 e por fim 5G em meados de 2020. A frase muda para “Melhor é a velocidade e a conexão”.

Um gráfico de barras surge embaixo de cada tecnologia para indicar a velocidade. Temos o 3G sendo representado por um carro, o 4G com uma barra um pouco maior e a figura de um avião indicando ser mais rápido, e o 5G com uma barra bem maior e um foguete indicando ser o mais veloz. Dentro de cada barra do gráfico aparecem ícones representando as tecnologias suportadas: 3G apenas navegação na Internet, 4G navegação e mídias, 5G navegação, mídias e Internet das Coisas.

Infraestrutura da Internet e Redes Postado em 18/01/2022

LICENÇACC BY-ND


Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.