Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

O que é IMEI?


Descrição

No caso de perda ou furto do seu celular, existem diversos passos a serem seguidos. Além de fazer o Boletim de Ocorrência, é possível bloquear seu telefone remotamente, impedindo que pessoas mal intencionadas utilizem seu equipamento para aplicar golpes, por exemplo. 

Para realizar o bloqueio, é necessário ligar para a operadora com o Boletim de Ocorrência em mãos, informar o número IMEI do aparelho e pedir o bloqueio do dispositivo. Desta forma, não será possível fazer ligações ou receber SMS daquele equipamento. 

O IMEI, International Mobile Equipment Identity ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em português, é um número composto normalmente por 15 dígitos - são únicos e globais -, que permitem a identificação do seu celular. É como um documento de identidade para seu dispositivo móvel. Cada slot de cartão SIM no seu aparelho recebe um número de IMEI e por isso, um celular pode ter mais de um IMEI.

Ao adquirir um celular novo, lembre-se de anotar o IMEI. Essa informação está disponível para consulta de diversas maneiras. É possível localizar esse número na caixa do aparelho, atrás da bateria (se ela for removível) ou mesmo na nota fiscal do aparelho. Se você não tiver acesso a essas opções, existe uma maneira ainda mais fácil: basta discar *#06# no aparelho e o número de IMEI será exibido. Tire uma foto, print ou anote a sequência numérica, e guarde-a em um lugar seguro.

Se você não tiver o número de IMEI, ainda é possível bloquear informando o número de celular, mas esse processo pode ser mais burocrático. Caso seu aparelho seja encontrado, basta ligar novamente para a operadora, informar os dados solicitados e pedir o desbloqueio.

Além de permitir o bloqueio do aparelho, ao comprar um celular novo é interessante comparar o IMEI que vem na embalagem com o informado pelo aparelho. Se forem diferentes, pode ser um indício de problema com a procedência do aparelho. 

Ao comprar um celular usado, também é recomendado fazer uma consulta ao IMEI do aparelho garantindo que ele não está bloqueado.

Acessibilidade
Na primeira cena uma senhora sorridente, em frente a uma loja de eletrônicos, mostra seu celular novo. Acima dela aparece a frase “Comprou um celular novo?”. Na segunda cena, a senhora está na sala de casa, e surge acima dela a frase “Lembre-se de guardar o número do IMEI”. A senhora faz uma expressão de dúvida. 

A frase muda para “Há diversas formas de você localizá-lo”. Em volta da senhora aparecem diversas formas de consultar o IMEI: na caixa do aparelho, no celular digitando o código *#06#, na nota fiscal, e na parte de trás de um celular onde se encaixa a bateria.

Na última cena, a tela está dividida em duas partes, de um lado a senhora está em uma cafeteria falando ao telefone, e do outro a atendente da operadora aparece em ligação telefônica com a personagem. Acima delas, surge a frase “Em caso de furto do aparelho, informe o IMEI e bloqueie o dispositivo na operadora”. 

A senhora explica que furtaram seu celular e informa o número do IMEI para a atendente, que confirma que o celular dela foi bloqueado com sucesso. A cena termina com a senhora feliz e aplaudindo: o bloqueio do aparelho deu certo.

Segurança Postado em 20/09/2022

LICENÇACC BY-ND


Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.