Conhecer pessoas pela Internet por meio de aplicativos de relacionamento, sites e redes sociais, vem se tornando algo cada vez mais comum. No entanto, é preciso tomar muito cuidado ao se envolver com estranhos! Indivíduos mal-intencionados podem criar perfis falsos e, na ilusória sensação de anonimato, utilizá-los para tentar enganar pessoas, obtendo informações sensíveis e aplicando golpes.
Embora não exista uma maneira infalível de se proteger dos perigos mencionados, algumas ações podem ajudar:
- Para saber se está se envolvendo com alguém que criou ou não um perfil falso, procure sinais de autenticidade, como fotos recentes e perfis em outras redes sociais.
- Pesquise pelo nome e pela foto da pessoa, indícios que possam levantar dúvidas como vítimas relatando casos semelhantes, ou mesma foto sendo usada em múltiplos perfis.
- Evite compartilhar informações pessoais como endereço residencial, rotina, local de trabalho, número de telefone e dados financeiros. Lembre-se que conversas e fotos íntimas podem ser usadas como instrumentos de chantagem, colocando em risco sua privacidade e bem-estar emocional.
- Durante as interações virtuais, desconfie de mensagens que, utilizando-se do apelo emocional, contenham ameaças, solicitem ajuda financeira ou informações pessoais. Ao perceber qualquer indício, a ação mais prudente é bloquear e denunciar a pessoa.
Caso decida marcar um encontro presencial, tenha cuidado para não se expor a riscos, como sequestros e assaltos. Escolha um local público e movimentado no qual você se sinta confortável, informe aos amigos ou familiares a localização e horário marcado, compartilhe a foto da pessoa e peça para ligarem durante o encontro.
Fique atento aos sinais de possíveis golpes e manipulações, mas se mesmo assim se tornar uma vítima, não se culpe! Reúna evidências como prints de conversas e extratos bancários para registrar um Boletim de Ocorrência o mais rápido possível. Se necessário, procure por orientações legais.
Compartilhar dados sensíveis e envolver-se emocionalmente com desconhecidos na Internet ou fora dela, coloca a sua segurança em risco. Adote as medidas necessárias e desfrute de interações mais seguras.
Esse tema foi proposto no Hackathon promovido durante o 13º Fórum da Internet no Brasil, que aconteceu em Uberlândia (MG) - https://forumdainternet.cgi.br/fib13/.
Ele foi desenvolvido por Ana Carolina Dias e Terezinha Alves.
Acessibilidade
Na primeira cena, uma moça e um rapaz conversam virtualmente, e o rapaz tenta conquistá-la. Acima, surge a frase “Conheceu alguém online?”. Na sequência a frase muda para “Seja cuidadoso!" e, então, a moça verifica o perfil do rapaz.
Na segunda cena, a frase que aparece no topo da tela é “Desconfie se pedirem: dados pessoais, fotos íntimas, dinheiro”. A moça faz uma expressão pensativa.
Na terceira cena, o rapaz com quem a moça conversa pede dinheiro. Ela fica brava e ele se revela um golpista, fugindo em seguida. Acima aparece a frase é “Pode ser o golpe do amor!”.
LICENÇACC BY-ND
Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.