Netiqueta é uma fusão das palavras "Net" (Internet, rede) e "etiqueta". Trata-se do conjunto de boas atitudes e comportamentos que todo usuário deveria seguir para melhorar suas interações no mundo digital, desde escrever um e-mail, mandar uma mensagem ou até fazer postagens nas redes sociais. E por que isto é fundamental atualmente?
A Internet hoje é uma importante ferramenta de comunicação, exposição de ideias, opiniões e costumes. No entanto, a comunicação virtual, baseada em textos, não captura nuances de conversas presenciais, como tom de voz e expressões faciais, o que pode resultar em mal-entendidos ou interpretações erradas de determinado conteúdo.
Além disso, em ambientes virtuais, a falta de contato visual pode criar uma falsa sensação de anonimato e até mesmo de que a Internet é uma terra sem lei, em que tudo pode ser postado, comentado ou falado sem as devidas consequências. Isso pode incentivar comportamentos e atitudes impulsivas e desrespeitosas, que não ocorreriam em interações face a face. Exemplos: xingamentos, ofensas, humilhações e cyberbullying contra pessoas desconhecidas.
É importante reconhecer que as interações online podem gerar consequências graves e reais, inclusive punições nos termos da lei em casos de crimes. Um comentário impensado pode comprometer a imagem de uma pessoa pelo resto da vida. Basta lembrar dos casos de personalidades que tiveram suas carreiras "canceladas" por comentários infelizes que fizeram em suas redes sociais, ou pessoas que muitos anos depois ainda são lembradas por algum meme que utilizam sua imagem. Uma vez publicado na Internet, é impossível retirar um conteúdo completamente de circulação. Há ainda quem ache que pode usar perfis falsos para disseminar mensagens desrespeitosas ou discursos de ódio, no entanto, descobrir quem são as pessoas por trás de perfis falsos é muito mais fácil do que se imagina!
Todo ambiente social possui regras de comportamento, e na Internet não é diferente.
Confira algumas recomendações da Netiqueta para uma boa interação online:
- Evitar frases em letras maiúsculas, pois as palavras podem ser interpretadas como gritos;
- Não usar títulos chamativos e escandalosos apenas para atrair engajamento;
- Ser respeitoso ao ouvir diferentes opiniões e perspectivas;
- Ter cuidado ao usar ironia e sarcasmo, pois podem ser de difícil identificação na linguagem escrita e, por isso, serem mal interpretados;
- Não promover ofensas a terceiros e, assim, evitar discussões desnecessárias;
- Pense antes de postar! Antes de publicar alguma informação nas redes sociais, verificar se ela é relevante e verdadeira. Se o conteúdo for de outra pessoa, pedir autorização para repostá-lo e adicionar os devidos créditos.
Ao sentir que alguma interação teve um impacto negativo em você, pare e pense antes de responder. Adote essas regras para criar um espaço de comunicação saudável e respeitoso para todos.
Tema proposto durante Hackathon realizado na Universidade Mackenzie (SP), desenvolvido por Bruno Castro Tomaz e Gustavo Saad Maluhy Andrade.
Acessibilidade
Na primeira cena, o rapaz aparece pensativo. Acima a frase “Respeite a Netiqueta e pense antes de postar”. O rapaz interage de maneira saudável nas redes sociais.
Na próxima cena, outro rapaz vê um post na rede social que ele não gosta e faz comentários maldosos achando graça, acima a frase “Evite comentar impulsivamente”.
Na segunda cena, o rapaz está em um ambiente formal, vestido de terno, conversando com o primeiro personagem que desaprova seu comentário e sua atitude. Ele fica triste, surge então a frase “Sua postura online pode afetar sua vida offline ".
Na última cena, duas mãos aparecem em um aperto firme, saindo de dentro de um celular, representando as interações online. O vídeo é encerrado com a frase “Respeito em primeiro lugar, inclusive na Internet!”.
LICENÇACC BY-ND
Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.