Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

VPNs abusivas


Descrição

Muitas VPNs (do inglês Virtual Private Network) oferecem um meio de melhorar sua privacidade ao criptografar e criar um caminho exclusivo para suas mensagens na Internet. Mas é importante ficar atento (a), existem VPNs abusivas, que podem coletar seus dados e até mesmo permitir que sua máquina seja infectada por programas maliciosos.

Com a popularização dos serviços de VPN, uma grande quantidade de empresas passou a oferecer esse serviço, às vezes, de maneira gratuita. Ao utilizar uma VPN, espera-se que além da proteção dos dados de navegação contra terceiros, essas informações também sejam privadas para a própria VPN. Isso significa que os logs - arquivos que contém os registros de tráfego - não serão armazenados ou não comprometerão a privacidade do usuário. No entanto, algumas VPNs podem não cumprir esse papel, funcionando de maneira abusiva. 

As VPNs abusivas geralmente vendem seus dados para obter ganho financeiro e possuem vulnerabilidades que podem ser exploradas para infectar seu equipamento com malware (programas maliciosos com vários propósitos, como obter dados privados, enviar spams, corromper dados, etc). 

Por isso, fique atento antes de adotar qualquer serviço de VPN! Procure informações sobre a idoneidade desses serviços em artigos on-line e verifique as avaliações de outros usuários.

Outras dicas importantes:

• Escolha uma VPN que utiliza tecnologias atualizadas e estabelecidas no mercado como OpenVPN, por exemplo;
• Verifique as Políticas de Privacidade e Uso e garanta que o software não mantém registros de dados ou possui apenas o mínimo necessário ao funcionamento, evitando armazenar informações que possam identificar o usuário da VPN;
• Verifique a quantidade de servidores disponíveis, onde estão localizados e se atendem às suas necessidades;
• Quais são as restrições do serviço, se permite mais de um dispositivo conectado, se existe limitação de velocidade, para quais plataformas estão disponíveis, etc.

Seguindo essas recomendações, será possível escolher um serviço de VPN que atenda às suas necessidades e melhore de fato sua privacidade e segurança.

Descrição do vídeo

A animação começa com uma moça sentada em frente ao computador fazendo uma pesquisa e vendo anúncios de VPNs. Acima surge a frase: “Quer contratar uma VPN?”, que logo muda para “Cuidado! Existem VPNs abusivas!”. Aparece, então, um ponto de exclamação, simbolizando atenção.

Na segunda cena, a frase “Que não respeitam sua privacidade!” aparece e abaixo é possível ver três casas se conectando a um servidor de VPN. No meio dessa conexão, estão um escudo com uma caveira por cima, indicando que se trata de uma VPN abusiva. Os logs - arquivos que contém os registros de tráfego - salvos pela VPN são vendidos para um homem suspeito em troca de dinheiro. Pilhas de notas de dinheiro surgem abaixo do símbolo da VPN abusiva.

Por fim, a cena muda e a moça do início da animação volta com uma lupa na mão. Ela observa um site de avaliação e verifica que a nota daquele serviço de VPN é apenas 1,3, quando o máximo seria 5. A moça desaprova o serviço e a frase final é “Antes de contratar, pesquise e verifique a reputação do serviço”.

Segurança Infraestrutura da Internet e Redes Postado em 17/06/2022

LICENÇACC BY-ND


Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.