Já ouviu falar em largura de banda? Ela indica a quantidade máxima de dados que podem trafegar em uma conexão à Internet em um determinado período de tempo. A largura de banda é medida em bits por segundo (bps), embora normalmente seja mais comum utilizar múltiplos, como Kbps, ou Mbps. A largura de banda, conceitualmente, é diferente da velocidade com que os pacotes trafegam, mas está intimamente relacionada a ela.
Uma boa analogia para entender os conceitos de velocidade e largura de banda é comparar a conexão à Internet a uma estrada. Imagine que essa estrada tem 2 faixas em uma mesma pista e velocidade máxima de 100 km/h. Numa situação em que poucos carros estão trafegando, é possível manter a velocidade máxima. Mas o que acontece quando temos um número maior de carros? Geralmente, a velocidade média dos veículos diminui e por isso eles demoram mais tempo para chegar ao destino, podendo até haver um congestionamento. Se a estrada tivesse um número maior de pistas, ou se a velocidade máxima permitida fosse um pouco maior, mais veículos poderiam trafegar simultaneamente sem haver problemas.
Nessa analogia, os carros são os pacotes de dados que trafegam na Internet. As 2 faixas da pista, em conjunto com a velocidade permitida, representam a largura de banda.
Em geral, um plano de Internet especifica a largura de banda disponível. Contudo, às vezes a largura de banda é chamada de velocidade, para simplificar, apesar de tecnicamente não ser a expressão mais precisa.
Há algumas medidas que podem ser tomadas pelos usuários para melhorar o desempenho dos aplicativos utilizados e aproveitar melhor a largura de banda disponível, principalmente caso estejam notando lentidão. Entre elas estão:
Caso nenhuma dessas medidas melhore a qualidade da sua Internet, pode ser que o seu consumo seja maior do que a banda disponível. Nesse caso, uma solução possível é fazer um upgrade no plano contratado com o seu provedor.
O site https://internetquepreciso.nic.br/ pode ajudar a descobrir a quantidade de banda mais adequada às suas necessidades, conforme as atividades desenvolvidas e os dispositivos conectados à rede.
Descrição do vídeo
Na primeira cena, são mostradas duas pistas com carros passando devagar, no lado direito uma placa indica a velocidade máxima de 100 km/h. Acima a frase “Às vezes o trânsito não flui na velocidade máxima,” que muda para “o número de pistas limita o número de carros”.
Na segunda cena, três pessoas usam a Internet, uma moça sentada com um laptop, um rapaz com um tablet e uma moça com um celular. O equipamento deles está ligado à pistas que conectam a um globo giratório representando a Internet. Caminhões carregando pacotes passam dos dispositivos para o globo, representando o trânsito de pacotes. A frase “Na Internet também, a largura de banda limita o número de pacotes” aparece. O número de caminhões aumenta e balões indicam o som de buzinas. As pessoas ficam bravas.
Na terceira cena a frase muda para “Reduzir o número de dispositivos pode resolver o problema”, a moça com o celular e o rapaz com o tablet dão tchau e desaparecem da tela. A velocidade dos caminhões aumenta e a moça usando o notebook continua a trabalhar feliz.
LICENÇACC BY-ND
Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.