Você já se perguntou se o plano de Internet que utiliza é adequado às suas necessidades? E qual o panorama do desempenho da Internet na sua região?
A velocidade da conexão não é o único fator que influencia na qualidade da sua Internet. Outros pontos como o número de usuários e aplicativos utilizados também fazem a diferença. Por exemplo, quanto mais usuários compartilham uma mesma conexão pior a qualidade para todos. Alguns aplicativos de streaming, torrents e videoconferência consomem mais dados, o que pode prejudicar o desempenho dos demais.
A partir dos seus hábitos de uso, a ferramenta “Internet que Preciso” indica a velocidade mínima necessária que permitirá uma boa experiência na Internet. Basta acessar https://internetquepreciso.nic.br/ e clicar em “Descubra de quanto você precisa”. Depois de responder a um pequeno questionário, você obterá a velocidade mínima adequada de acordo com seu perfil. Com essa informação, você pode até rever o plano contratado, se assim desejar.
No site https://internetquepreciso.nic.br/, também é possível verificar o panorama do desempenho da Internet e os provedores disponíveis na sua região.
Confira outras animações do Cidadão na Rede com dicas sobre outros fatores - além da velocidade - que influenciam a qualidade da sua conexão:
https://cidadaonarede.nic.br/pt/videos/infraestrutura/jitter
https://cidadaonarede.nic.br/pt/videos/infraestrutura/latencia
https://cidadaonarede.nic.br/pt/videos/infraestrutura/perda-de-pacotes
Descrição do vídeo
Na primeira cena, um homem pensativo espera uma página da Web carregar. Acima dele a frase “Seu plano de Internet atende às suas necessidades?”.
Na segunda cena, o navegador mostra a página https://internetquepreciso.nic.br/, o homem a analisa com uma lupa, e um balão de fala mostra o ícone de velocidade. Surge a frase “Que tal medir a qualidade da sua Internet...”, que logo é substituída por “descobrir a quantidade de banda que precisa...” e depois por “e saber quais provedores atuam na sua região?”. Cada uma dessas funcionalidades é destacada na página da ferramenta “Internet que Preciso”. O balão de fala mostra o personagem em dúvida entre 100 e 200 Mbps e, por fim, aparece nesse balão um ícone de local indicando os provedores da região. A frase muda para “Tudo em um só lugar?”, e em seguida para “Acesse https://internetquepreciso.nic.br”. O homem, por fim, aplaude.
LICENÇACC BY-ND
Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.