Existem diversos fatores que podem influenciar na qualidade da Internet, como a banda contratada do plano ou o número de pessoas compartilhando a mesma conexão. Outro indicador importante para medir a qualidade da Internet é a latência!
A latência pode ser definida como a variação de tempo entre um estímulo e o início da resposta a esse estímulo. Em redes, a latência é o tempo entre a saída de um pacote de dados da sua máquina e o início da resposta no servidor de destino. No entanto, para verificar a qualidade da Internet, é utilizada a latência bidirecional conhecida também como RTT (Round Time Trip) ou simplesmente ping. A latência bidirecional é o tempo que um pacote leva para chegar ao destino e voltar à origem. Pode-se dizer que a latência bidirecional mede o atraso na comunicação, e por isso, quanto maior esse tempo, pior é a qualidade observada nos serviços. Um exemplo diretamente relacionado com a latência é o lag (atraso) nos jogos online.
A latência bidirecional é medida utilizando o ping. Inclusive, em testes de velocidade é comum aparecer o valor do ping entre os itens testados. Mesmo que a velocidade da sua Internet esteja de acordo com a banda contratada, se o ping estiver alto, a qualidade percebida será ruim.
Entre os fatores que podem influenciar na latência estão:
- Tipo de conexão: conexões utilizando fibra óptica são mais rápidas, já o WiFi pode sofrer interferência e com isso aumentar a latência;
- Distância até o destino: acessar um site hospedado nos Estados Unidos implicará numa latência maior do que acessar um site hospedado em sua cidade, pois o pacote de dados passará e será analisado por mais redes até chegar ao destino;
- Informação transmitida: se várias pessoas dividirem a mesma conexão, a latência será maior. Isso também acontece se o conteúdo acessado for muito pesado;
- Programas ou protocolos no meio do caminho: por exemplo, se o programa utilizado demora muito a responder, ou o servidor DNS demora muito para retornar o IP da página desejada.
Por isso, quando detectar latência na sua conexão, verifique se muitas pessoas não estão compartilhando a mesma conexão, ou se estão utilizando sua banda com serviços de streaming e torrent, por exemplo. No caso de conexões WiFi, siga as dicas já fornecidas do Cidadão na Rede, tentando reiniciar seu roteador e verificando se ele é compatível com o plano contratado.
Teste a qualidade da sua Internet: https://medicoes.nic.br/
Acessibilidade
Na primeira cena uma moça pensativa aguarda uma página da Internet carregar. Acima dela a frase “Internet lenta? Pode ser latência”.
Na cena seguinte, a moça está sentada em frente ao notebook. Ao fundo, círculos conectados representam as diferentes redes da Internet, acima de um deles está um servidor. A frase explica “Latência, ping ou RTT é o tempo de ida e volta de um pacote ao destino”. A moça digita algo, um pacote de dados sai de seu notebook, chega ao servidor e volta do servidor para o notebook. Um cronômetro marca o tempo e mostra ao final 15ms, sigla para milésimo de segundo.
A moça observa com uma lupa as frases “Algumas causas são:”; “problemas no equipamento”; “distância ao destino”; e “tipo de conexão”.
Na última cena surge a frase “Quanto maior a latência, pior a qualidade da Internet” acima da moça que está ao lado da página carregando. Ela coloca os polegares para baixo, com um rosto descontente.
LICENÇACC BY-ND
Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.