Os QR Codes são ferramentas práticas que permitem acesso rápido a sites, promoções, cardápios, pagamentos e muito mais. Para isso, basta escanear o código com um smartphone ou tablet que a informação é decodificada e o usuário direcionado para o conteúdo.
No entanto, essa mesma praticidade pode ser explorada por pessoas mal-intencionadas. Entre os principais riscos, estão os QR Codes fraudulentos. Nesse tipo de golpe, também chamado de QRishing, golpistas podem colar adesivos com QR Codes em postes e paredes, incitando a curiosidade dos usuários. Podem também adulterar propagandas e QR Codes dentro de estabelecimentos comerciais, colando os QR Codes fraudulentos por cima dos originais.
Quando abertos, esses QR Codes podem redirecionar o usuário para sites de phishing que podem roubar dados pessoais e financeiros, e até mesmo encaminhar o usuário para links com malware que infectam o seu dispositivo.
Outro risco crescente é a falsificação de QR Codes para pagamentos via Pix. Nesse caso, golpistas substituem os QR Codes verdadeiros pelos seus. Se a transferência for realizada utilizando o QR Code fraudulento, o valor irá para a conta do golpista. Esse tipo de golpe acontece não somente em ambientes físicos como online, por meio de mensagens, e-mails ou sites falsos na Internet.
Para se precaver, antes de acessar o conteúdo de um QR Code, preste atenção nos seguintes pontos:
1. Verifique a origem: sempre que possível, escaneie QR Codes apenas de fontes confiáveis, como estabelecimentos reconhecidos ou materiais promocionais oficiais.
2. Desconfie de QR Codes em locais públicos: evite escanear códigos colados em postes, paradas de ônibus ou outros lugares públicos, eles podem ter sido adulterados.
3. Confira o link antes de abrir: use aplicativos que permitam visualizar o endereço antes de acessá-lo. Links estranhos, que utilizem encurtadores de URL, com erros de grafia ou domínios desconhecidos, são sinais de alerta.
4. Não compartilhe informações pessoais: nunca forneça dados sensíveis, como CPF, senha ou número de cartão em páginas abertas por QR Codes.
5. Ao fazer um Pix usando QR Code sempre verifique os dados: confira o valor e o destinatário da transferência. Se algo parecer suspeito, cancele a transação e busque outra maneira de realizar o pagamento.
Com atenção e bom senso, é possível aproveitar os benefícios dos QR Codes sem comprometer sua segurança!
Acessibilidade
Na primeira cena, uma menina vê um QR Code colado na parede e fica curiosa. Acima aparece a frase “Vai acessar um QR Code?”, e continua “Sabe se a fonte é confiável?”.
A segunda cena corta para momentos antes, uma golpista cola o QR Code na parede e vai embora. A frase muda para “Cuidado com QR Codes em locais públicos!”.
Na terceira cena, a moça escaneia o QR Code e o endereço “sitesuspeito.br” aparece. A frase continua “Podem ser sites de phishing”, um símbolo de atenção aparece e a moça não clica no link. A frase termina: “Na dúvida não acesse!”
LICENÇACC BY-ND
Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.