Seu celular contém diversos dados pessoais muito importantes como e-mail, informações de contatos, fotos suas e da família, aplicativos bancários, de comércio eletrônico, entre outros.
Não é para menos que perder ou ter o celular furtado pode se tornar uma
grande dor de cabeça. Se ele cair na mão de ladrões e golpistas, seus dados e aplicativos podem ser indevidamente acessados e usados, trazendo diversos prejuízos. A boa notícia é que existem maneiras para tentar minimizar os problemas gerados nessa situação.
Uma delas é apagar remotamente todo conteúdo do celular. Para isso, o dispositivo deve estar com o serviço de localização remota habilitado. Além disso, é recomendado que o backup também esteja habilitado, permitindo restaurar os dados do aparelho perdido em outro dispositivo. Para saber como habilitar esses serviços no seu telefone, verifique os vídeos “Localização Remota do Celular” e “Backup do Celular” do Cidadão na Rede.
Com os serviços de localização e backup habilitados no celular perdido, é possível apagar remotamente os dados do dispositivo utilizando outro aparelho com a mesma conta, ou acessando sites específicos.
Para o Android, acesse o app “Encontre meu dispositivo” ou o site https://android.com/find utilizando a conta cadastrada no dispositivo. Selecione o dispositivo desejado, em seguida a opção Limpar Dispositivo, (pode ser necessário informar o login e senha para dar continuidade), e confirme o processo. Se o aparelho estiver ligado e conectado à Internet, o processo iniciará imediatamente. Caso contrário, assim que houver comunicação com o aparelho, o procedimento será iniciado.
Depois de concluído, não será mais possível acessar o dispositivo via “Encontre meu dispositivo”, pois ele será deslogado de todas as contas. Esse processo não exclui necessariamente os dados do cartão de memória.
Para o iOS, acesse o app “Buscar” ou o site https://icloud.com/find com sua conta, selecione o dispositivo desejado, escolha a opção Apagar [dispositivo], digite a senha de seu ID Apple (pode ser necessário inserir um código de verificação enviado a outro aparelho). Siga as demais instruções. Se o dispositivo estiver online, o processo de apagar o conteúdo será iniciado. Caso contrário, será iniciado assim que o aparelho estiver online.
Se o aparelho for encontrado, ou se um novo for comprado, é possível restaurar os dados salvos no backup. Ao realizar o backup e apagar os dados remotamente, suas informações ficam a salvo de pessoas mal intencionadas e disponíveis para serem restauradas no futuro.
Acessibilidade
Na primeira cena surge a frase “Habilite e localização remota e o backup”, e um rapaz mexendo no celular. Ao lado, aparece uma tela ampliada do celular, mostrando que ele habilita as funções de localização remota e backup.
Na segunda cena, o rapaz está sentado usando um notebook. Ele parece preocupado. Um balão com a figura de um criminoso indica que o aparelho dele foi furtado.
A frase muda para “Em caso de perda ou furto, você pode apagar os dados do aparelho e restaurá-los em outro celular”. O rapaz acessa o site de localização do aparelho e escolhe a opção “Apagar dados”, confirma a ação e uma mensagem mostra que os dados do aparelho são apagados.
Na sequência, o rapaz restaura os dados em outro celular, a partir do backup feito no celular antigo. O processo é finalizado, o rapaz sorri e aplaude.
LICENÇACC BY-ND
Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.