A rede WiFi funciona sem o uso de fios, por isso também é conhecida por wireless (do inglês – “sem fio”). A conexão à Internet chega aos dispositivos por meio de ondas eletromagnéticas (ondas de rádio) utilizando faixas de frequências medidas em GHz.
Entretanto, essas frequências também podem ser utilizadas por outros equipamentos eletrônicos, como micro-ondas e fones de ouvido bluetooth, o que pode causar interferência no WiFi, fazendo com que o desempenho da conexão sem fio da Internet caia, ou até mesmo que pare de funcionar.
Para minimizar possíveis problemas, é importante conhecer um pouco sobre os padrões WiFi e suas três faixas de frequências: 2.4GHz, 5GHz e 6GHz.
2.4GHz – Apesar de ser o mais antigo entre os três padrões, o que faz com que sua frequência seja a mesma de diversos outros equipamentos eletrônicos, como walkie talkies; rádios; monitores de bebês; portões eletrônicos; micro-ondas; televisores; e aparelhos com bluetooth, o 2.4GHz possui uma maior área de cobertura e facilidade para atravessar objetos e paredes.
Esse padrão também suporta uma velocidade menor (por volta de 150Mbps), comparado aos outros padrões mais modernos.
5GHz – Mais atual do que o 2.4GHz, esse padrão possibilita uma conexão de alta velocidade - chegando até 1 Gbps - com menor interferência, já que o número de dispositivos que usam essa mesma frequência é reduzido.
A desvantagem é que o padrão 5GHz tem uma menor área de cobertura e dificuldade para atravessar paredes e objetos.
6GHz – Esse é o padrão mais recente, portanto, roteadores que suportam essa tecnologia ainda são mais caros. O 6GHz além da alta velocidade, oferece mais canais para conexão evitando a interferência entre redes WiFi (assista a esse vídeo e entenda: https://cidadaonarede.nic.br/pt/videos/dispositivos-eletronicos-podem-causar-interferencia-no-wifi)
Mas, afinal, qual rede escolher?
É recomendável utilizar a rede 2.4GHz quando há necessidade de ampliar o alcance no acesso à Internet para atividades como enviar mensagens, utilizar redes sociais e assistir vídeos. Ou seja, para aplicativos que não dependem de Internet de alta velocidade.
Já a rede 5GHz é recomendada para locais com muita interferência ou necessidade de melhor desempenho. Por exemplo, para fazer downloads de arquivos muito grandes, jogar on-line e transmitir vídeos em tempo real. Nesse caso, é importante lembrar que o equipamento precisa estar no mesmo ambiente que o roteador WiFi.
E tem como aproveitar o melhor dos dois padrões?
Sim! Roteadores dual-band são capazes de funcionar nas faixas 2,4 e 5 GHz de forma simultânea. Assim, seu equipamento consegue escolher a melhor rede para se conectar em cada situação.
Descrição do vídeo
Um homem está sentado em frente ao seu computador configurando o aparelho WiFi. Acima dele a frase: “Qual faixa de frequência configurar em seu roteador?”
A tela do computador dele mostra as opções 2.4GHz, 5GHz e dual band.
Na cena seguinte, ele está de pé ao lado de uma lista com as características da frequência 2.4GHz. São apontados como pontos fracos: os canais, velocidade e interferências. Já o item “alcance” recebe uma carinha verde e feliz, o que demonstra que essa é uma vantagem. Surge a frase: “2.4GHz é mais antiga, mas tem maior alcance”.
Na sequência, a frase muda para “5Ghz é mais moderna e mais veloz”, e a listinha ao lado do homem agora é outra. Ela mostra os itens: canais, velocidade, e interferências como vantagens desse padrão e o alcance como desvantagem.
De volta ao computador, o homem seleciona a opção “Simultaneamente 2.4GHz e 5GHz”, ou seja, a dual band. A animação termina com a frase “Se possível, habilite os dois!”.
LICENÇACC BY-ND
Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.