Equipamentos de rede necessitam conhecer os endereços IP uns dos outros para se comunicarem. Mas já pensou se fosse necessário decorar a série de números de todos os IPs dos sites que você quer acessar? Ainda bem que existem os nomes de domínio, como nic.br e cidadaonarede.nic.br. Muito mais fáceis de memorizar!
Quer dizer, muito mais fácil para nós, usuários, memorizar, porque para os equipamentos os endereços IP fazem todo sentido! Só com essa sequência de números é possível que as máquinas se comuniquem entre si. E é aí que entra o DNS, o Sistema de Nomes de Domínio. De maneira simplificada, o DNS é uma grande base de informações contendo o relacionamento entre os nomes de domínios e os endereços IP correspondentes. Como a quantidade de informações é muito grande - existem muitos dispositivos, endereços IP e nomes de domínio na Internet -, essa base de dados é distribuída de maneira hierárquica entre diversos servidores no DNS.
Há diferentes tipos de servidores no DNS. Explicaremos aqui os dois tipos principais, para que entendam de maneira simples como funciona essa tradução de nomes em endereços numéricos:
- O primeiro é o servidor DNS recursivo, que é responsável por realizar consultas nos demais servidores DNS, a fim de descobrir o IP correspondente a um nome de domínio. É esse servidor que o seu computador ou smartphone vai consultar, quando você digitar, por exemplo, “cidadaonarede.nic.br” na janela do navegador web. Nesse caso, o mesmo servidor traz o endereço IP correspondente (2001:12ff:0:4144:f816:3eff:feaf:fac6) e assim a comunicação acontece.
- Já o segundo é o servidor autoritativo. É ele que possui autoridade, ou seja, a informação de fato, sobre um nome de domínio. Ele tem o conhecimento dos endereços IP correspondentes ao nome de domínio consultado, ou dos endereços IP de outro servidor autoritativo, responsável por uma parte do nome na hierarquia. Por exemplo, em “cidadadaonarede.nic.br”, um servidor autoritativo é responsável pelo “.br”, outro pelo “.nic.br” e outro por “cidadaonarede.nic.br”.
Para se conectar à Internet, o seu computador e os demais equipamentos, como o roteador WiFi, são normalmente configurados de forma automática com o endereço do servidor DNS recursivo. Via de regra, você não precisa fazer essa configuração manualmente, nem alterá-la.
https://www.youtube.com/watch?v=ACGuo26MswI&t=0s
https://www.youtube.com/watch?v=epWv0-eqRMw&t=0s
Acessibilidade
Na primeira cena, aparece um homem confuso olhando vários endereços nas versões IPv4 e IPv6. Em cima, a frase "Equipamentos usam endereço IP para comunicação".
Na segunda cena, o mesmo homem está no computador e digita https://nic.br no navegador. A frase que surge agora é " Mas não é preciso saber o IP. Use nomes de domínio.".
Na terceira cena a frase muda para "A Internet usa o DNS e faz essa tradução!" enquanto o homem digita em um computador e esse consulta um servidor DNS perguntando qual é o IP para nic.br, o servidor pesquisa e responde com o endereço na versão IPv6 "2001:12ff:0:4::6". Por fim, o computador agradece, mostrando uma mão com sinal de positivo.
LICENÇACC BY-ND
Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.