O cartão de crédito tem sido cada vez mais utilizado para efetuar compras. Aplicativos bancários instalados no celular para realizar transações ou consultar gastos também tem ampla adesão. No entanto, essa facilidade tornou-se atrativa para pessoal mal-intencionadas, que por meio de furtos ou golpes tentam sacar o dinheiro dos usuários, realizar transações bancárias e compras com valores altos. Nesses casos, até a vítima conseguir bloquear o cartão ou a conta, o prejuízo pode ser grande.
As instituições bancárias costumam fornecer um limite padrão de transações superior ao gasto médio do cliente. Por isso, ao instalar o aplicativo do seu banco ou habilitar um cartão de crédito novo, lembre-se de sempre verificar e ajustar os limites de acordo com a sua rotina de gastos, evitando prejuízos futuros.
A redução de limite é praticamente instantânea, mas se for necessário aumentá-lo novamente para transferências bancárias, as instituições podem levar até 24h para atualizar o valor.
Mesmo com o limite reduzido, ao perceber alguma movimentação estranha, é importante bloquear o cartão o mais rápido possível e, se julgar necessário, bloqueie também sua conta.
Caso você tenha sido vítima de furto ou de um golpe bancário, além de bloquear suas contas ou cartão, reúna todas as informações das transações fraudulentas e registre um boletim de ocorrência. Também informe o ocorrido ao seu banco e a qualquer outro banco que tenha recebido transferências de sua conta. Caso o banco não dê o retorno adequado, é possível recorrer a órgãos de proteção ao consumidor e ao Banco Central, ou até mesmo entrar na justiça.
Lembre-se também de sempre ativar as notificações para transações e compras, assim, será mais fácil detectar algum tipo de atividade suspeita em sua conta.
Saiba mais em:
https://cartilha.cert.br/fasciculos/#banco-via-internet
Acessibilidade
Na primeira cena, um rapaz observa diversas notificações de compras e transações bancárias chegando em seu celular. Acima, a mensagem “Sempre verifique os limites de transações da sua conta bancária ”.
Na segunda cena, o personagem abre o aplicativo do banco e reduz os limites do cartão de crédito e de transferências bancárias. A mensagem muda para “Deixe o mínimo necessário no seu cartão e para realizar transferências bancárias”.
Na terceira e última cena, o rapaz recebe notificações de que compras e transferências foram negadas, pois seu limite foi atingido. A frase agora é “Reduza seu prejuízo em caso de fraudes!”.
LICENÇACC BY-ND
Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.