Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Reconheça notícias falsas


Descrição

Com tantas informações interessantes circulando em redes sociais e aplicativos de mensagens, pode ser tentador compartilhar notícias sem verificar a veracidade ou autenticidade do conteúdo, mas isso pode ter consequências sérias.

Ao compartilhar notícias falsas, você pode gerar desinformação, prejudicar indivíduos e organizações, e ainda, dificultar a disseminação de informações verídicas, pois as pessoas podem ter dificuldade em diferenciar o que é verdadeiro do que é falso. Por isso, é fundamental verificar as notícias recebidas antes de compartilhá-las.

Para averiguar se uma notícia é falsa, é importante prestar atenção em algumas características. Notícias falsas costumam ter títulos chamativos e alarmistas, além de pedir para serem compartilhadas, muitas delas possuem alto número de curtidas ou comentários e, geralmente, elas não informam o autor, fonte ou data de publicação ou quando informam, esses dados podem estar defasados ou mesmo incorretos.

Fique atento também ao conteúdo, se contiver erros gramaticais, teor sensacionalista ou mesmo falta de coerência, pode ser um indício de que a notícia não é confiável. 

Se ainda estiver em dúvida, tente procurar a mesma notícia em outras fontes confiáveis como sites de notícias renomados. Além disso, existem também sites especializados em identificar se uma notícia é falsa ou não. Procure por eles.
 
Por fim, tenha cuidado ao clicar em links listados na notícia, pode ser uma tentativa de golpe. Antes de clicar, analise o contexto e os detalhes. Na dúvida, não clique. Desconfiou que uma notícia pode ser falsa? Não compartilhe.

Saiba mais:

https://cartilha.cert.br/fasciculos/#boatos

https://cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2023_coletiva_imprensa.pdf


Acessibilidade

Na primeira cena, uma senhora vê uma notícia sensacionalista na rede social e pensa em compartilhar. Acima aparece a frase “Cuidado para não compartilhar notícias falsas!”. Um símbolo de atenção também surge.
Na segunda cena, a frase muda para “Fique atento aos sinais”. Balões de fala surgem indicando pontos suspeitos naquela notícia: manchete chamativa, notícia sem autor, sem data, muitas curtidas e compartilhamentos, falta de coerência, sem fonte. A senhora aponta espantada. 
Na terceira cena, a senhora entende que a notícia é falsa e decide não compartilhar aquele conteúdo. Um sinal de proibido e “falso” aparece sobre a notícia. A frase “Use o bom senso e na dúvida não compartilhe” encerra o vídeo.

Segurança Postado em 17/07/2024

LICENÇACC BY-ND


Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.