Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Tipos de Cabo Ethernet


Descrição

Cabos de rede são utilizados em diversas situações, como:

1 - Conectar o modem do seu provedor ao roteador doméstico ou equipamento de WiFi;
2 - Conectar o modem diretamente a aparelhos como computador ou TV para uma conexão mais estável;
3 - Distribuir a Internet por vários cômodos da casa ou salas de empresas.

Nos casos 1 e 2, normalmente, usam-se cabos bem curtos, de alguns centímetros ou de poucos metros. Já na 3ª situação, os cabos são mais longos, podendo chegar a dezenas de metros.

De qualquer forma, ao utilizar cabos internamente, espera-se que a capacidade máxima da Internet oferecida pelo provedor esteja disponível para os equipamentos conectados. No entanto, isso depende se o cabo de rede utilizado está obsoleto, com problema ou é inadequado.

Lembre-se: assim como tudo que envolve a Internet, os cabos de rede também evoluem, oferecendo suporte a velocidades cada vez maiores e reduzindo a interferência. Utilizar um cabo com padrão antigo pode limitar tanto a velocidade como a qualidade de sua conexão. Por isso, ao trocar seus equipamentos de rede, verifique também se os cabos de rede são do tipo adequado e, se não forem, troque-os. 

Atualmente, no mercado existem diversos tipos de cabos disponíveis. Abaixo alguns tipos mais comuns:

CAT5 - É um padrão antigo, possuindo suporte até 100 Mbps. Recomenda-se substituir por outro mais atual;
CAT5e - É uma evolução do CAT5, suportando velocidades próximas a 1 Gbps e com melhorias que reduzem o efeito de interferências externas;
CAT6 - Também possui velocidades próximas a 1 Gbps, podendo chegar até a 10Gbps, se o cabo for menor que 55 metros. Possui maior proteção contra interferências e ruídos;
CAT6A - Possui blindagem, reduzindo os riscos de interferências quando os cabos de rede são instalados próximos aos cabos de eletricidade, por exemplo. Além disso tem capacidade de até 10Gbps.

Existem, ainda, outros tipos de cabos com usos mais específicos para data centers e empresas. Mas, na maior parte dos casos, é possível usar um dos citados acima.

Para saber se precisa trocar seus cabos, confira essas dicas:

- Não será pela cor do cabo que você descobrirá o tipo dele, uma vez que  não existe padrão de cores para cabos. Em geral, o tipo de cabo está descrito na embalagem. Se você não tiver mais a embalagem, é possível verificar a categoria na parte lateral do cabo, em letras pequenas;

- Os cabos também podem se deteriorar com o tempo, seja porquê simplesmente envelheceram ou por fatores externos como esforços mecânicos, umidade, variação de temperatura, etc. Se o seu cabo estiver desgastado, provavelmente será necessário trocá-lo.

Resumindo: ao contratar um novo plano de Internet, verifique se os cabos utilizados na sua casa ou empresa são compatíveis com a velocidade contratada. Caso note degradação da qualidade da sua Internet, confira os cabos.

Descrição do vídeo

Um homem aparece na primeira cena com um roteador e um gato (cat, em inglês) ao lado dele. Ele aponta para quatro diferentes cabos que aparecem à sua direita (CAT5, CA5e, CAT e CAT6A), e a presença do gato busca fazer uma associação com os nomes dos cabos. Então, surge a frase: “Existem várias categorias de cabos de rede”. 

Na cena seguinte, esse mesmo homem está sentado em frente a uma mesa, mexendo em um computador. Ele procura informações sobre os cabos, por isso, do outro lado da tela, aparece uma tabela indicando a velocidade de cada um deles: CAT5 “100Mbps”; CAT5 “1000Mbps”; CAT6 “1Gbps a 10Gbps (até 55m)”; e CAT6A “10Gbps”. Acima a frase “Com características que influenciam sua conexão”.

Na última parte do vídeo, o homem continua em frente a uma mesa, mexendo no computador, e a partir dessa cena percebe-se que ele está na sala de sua casa. O gato aparece novamente, mas agora sentado no sofá. Entre eles, uma prateleira com um roteador, de onde surge um cabo saindo do aparelho e se conectando ao computador. A frase “Escolha o cabo ideal e aproveite melhor a sua Internet” aparece na parte de cima da cena. O vídeo termina com emojis de smiles (carinhas felizes) saindo do computador.

Infraestrutura da Internet e Redes Postado em 18/02/2022

LICENÇACC BY-ND


Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.