Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Localização remota do celular


Descrição

Perder o celular é uma situação angustiante, ninguém gosta de passar por isso. Mas você sabia que é possível tentar recuperá-lo? Ao ativar o recurso "Encontre/Buscar meu dispositivo", você conseguirá ver a localização do aparelho em um mapa.

Para que essa busca funcione, é necessário que o celular esteja vinculado à uma conta (Google ou AppleID); possua conexão à Internet via dados móveis ou Wi-Fi; e que o serviço de localização GPS e a função de localização remota estejam habilitados. Se o dispositivo estiver sem conexão à Internet, será possível visualizar a última localização do momento em que o aparelho estava conectado. 

Para habilitar a função no Android, acesse as configurações do dispositivo e, na sequência, navegue pelas opções: Biometria e segurança > Buscar meu telefone > Ative a opção. Nas versões mais recentes, a função está disponível em Configurações>Segurança>Encontre Meu Dispositivo. 

Com esta configuração habilitada, é possível localizar seu dispositivo via web pelo site https://android.com/find ou instalando o app “Encontre Meu Dispositivo” em outro aparelho, que deve estar logado com a mesma conta Google do equipamento que deseja encontrar.

Já em sistemas iOS, você pode habilitar essa função acessando os itens Ajustes > Toque em seu nome > Buscar > Buscar Iphone > Ative a opção. Para ver o dispositivo mesmo quando estiver offline, ative a opção "Rede do app Buscar". Se deseja enviar a localização de seu dispositivo à Apple quando a bateria estiver acabando, habilite a opção “Enviar Última Localização”.

Por fim, para localizar o dispositivo, acesse o site https://icloud.com/find com o mesmo usuário do dispositivo que deseja encontrar ou utilize o app “Buscar de outro aparelho”, logando com o mesmo usuário.

Além de exibir a localização no mapa, os recursos de localização remota, tanto do Android como iOS, possuem outras funções, como a de reproduzir um som que pode ajudar a encontrar o celular. Outras opções também ajudam a proteger o dispositivo e seus dados, principalmente em caso de furto ou roubo do aparelho, como bloquear a tela ou mesmo apagar todos os dados remotamente. 

No Android a opção “Proteger dispositivo” e no iOS a opção “Marcar como Perdido”, habilitam o bloqueio de tela por senha. Além disso, essa opção também permite adicionar uma mensagem com uma informação para contato, para que o dispositivo encontrado possa ser devolvido. 

Por fim, não esqueça de fazer backup. Caso não seja possível reaver o dispositivo perdido, pode ser necessário apagar todos os seus dados remotamente. Ao ter uma cópia segura de todos os seus arquivos e informações, você pode restaurá-los em um novo dispositivo, evitando transtornos e a perda de seus dados.

Saiba mais:
https://cartilha.cert.br/fasciculos/#dispositivos-moveis

https://cartilha.cert.br/fasciculos/#backup

Acessibilidade
Na primeira cena, o personagem está zangado e pensativo, surgem interrogações em sua volta, e ao seu lado aparece um ícone de localização e um aparelho celular No topo do vídeo, vemos a frase "Quer localizar seu smartphone?".

Na segunda cena, o rapaz aponta para tela de um navegador que está localizado ao seu lado. O personagem, agora no computador, faz a pesquisa por "localize meu dispositivo". Na tela aparece um mapa com a localização do celular e as funções disponíveis. Surge a frase "Utilize a ferramenta ‘localize meu dispositivo’".

Na terceira cena, o personagem caminha até a cafeteria onde o celular foi localizado pela busca. No topo da tela, aparece a frase "Encontre seu dispositivo!"

Segurança Postado em 08/07/2022

LICENÇACC BY-ND


Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.