Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Teste seu site e seja TOP!


Descrição

Verificar se o site segue os padrões técnicos internacionais mais modernos é muito importante para garantir mais segurança para os usuários e melhor funcionamento em diferentes dispositivos, além de aumentar a confiabilidade e permitir o crescimento saudável da rede.

Para isso, utilize a ferramenta TOP - Teste os Padrões. Desenvolvido pelo NIC.br, o TOP é um serviço no qual você fornece o nome de domínio e verifica se o site oferece suporte aos padrões técnicos listados abaixo:


• IPv6: informa se o site é acessível por um endereço IP moderno. Os endereços IP identificam um equipamento para que o pacote de informações chegue ao destino correto. O IPv6 é a versão mais recente deste protocolo. 
• DNSSEC: verifica se o nome de domínio é assinado. O DNS permite a tradução dos nomes de domínio como top.nic.br em endereços IP, que as máquinas entendem. Esse serviço é composto por diversos servidores e está sujeito a ataques que podem inclusive redirecionar o usuário a sites falsos. O DNSSEC é uma extensão que ajuda a mitigar esses problemas.
• HTTPS: confere se a conexão com o seu site é segura. O uso do HTTPS adiciona uma camada adicional de segurança, permitindo a comunicação criptografada dos dados entre seu navegador e o site de destino.
• Opções de segurança: verifica se todas as opções de segurança estão configuradas para o seu site como, X-Frame-Options, X-Content-Type-Options, Content-Security-Policy (CSP), existência de Referrer-Policy. Essas opções inibem diversos tipos de ataque ao seu navegador.

Após a conclusão do teste, o TOP gera um relatório que contém uma pontuação sobre a aderência do site às normas e padrões mais recentes. Não atingiu 100%?  Se você é o responsável pelo site, pode fazer ajustes como, por exemplo, habilitar o HTTPS e o DNSSEC, disponibilizados nas configurações do seu servidor de hospedagem (pode ser necessário pagar uma taxa extra por esses serviços). Também é possível habilitar as opções de segurança nas configurações do seu servidor web.

Se algum dos padrões não estiver disponível, será necessário contatar seu servidor de hospedagem solicitando a adoção. Depois de finalizar os ajustes, basta testar novamente e verificar se os padrões foram habilitados corretamente.

Além do teste de domínio, o TOP também disponibiliza testes de serviços de e-mail e da conexão que você utiliza para acessar a Internet.

Se os resultados dos testes não forem satisfatórios e você não for o responsável pelos domínios ou conexões testadas, contate o administrador de rede responsável e solicite que esses padrões sejam adotados.

A ferramenta de testes TOP foi criada pelo NIC.br utilizando como base o site Internet.nl, que é uma iniciativa da holandesa Internet Standards Platform. 

Ficou em dúvida se o seu site segue normas e padrões mais modernos e seguros?  Faça o teste e seja TOP! https://top.nic.br/

Acessibilidade 

Na primeira cena da animação, vemos uma mulher pensativa com a mão no queixo e, ao lado dela, a tela de um site com um ponto de exclamação, simbolizando atenção. No topo da tela, surge a pergunta “Seu site segue os padrões técnicos mais modernos e seguros?”. 

Na cena seguinte, a frase do topo muda para “Acesse https://top.nic.br/ e faça o teste!”, e vemos a mulher sentada em frente ao computador. Ao lado, aparece a tela que indica que um site está sendo testado na ferramenta TOP, e logo após aparece o resultado do teste com uma pontuação de 39%.
 
Na sequência vemos a frase “Adeque o seu site ou solicite as correções ao seu provedor de hospedagem”, e uma tela mostrando opções de configurações, e na sequência, símbolos que indicam correções sendo realizadas. Logo em seguida, a cena muda e a surge a frase “Melhore seu site e seja TOP!”.

A mulher testa novamente o site, e dessa vez o resultado atinge 100%. Ela sorri e bate palmas.

Infraestrutura da Internet e Redes Padrões web Postado em 18/08/2022

LICENÇACC BY-ND


Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.