Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Não informe códigos de verificação para outras pessoas


Descrição

Código de verificação é um conjunto de letras e/ou números que o usuário recebe por SMS, ligação telefônica ou e-mail, e serve para confirmar sua identidade e efetuar transações em algum serviço.

Diversos aplicativos e sites utilizam o código de verificação para confirmar requisições, como a troca de senha, transações bancárias ou para instalar aplicativos em um novo dispositivo. Com isso, novos golpes foram planejados para tentar enganar o usuário e fazer com que ele informe o código de verificação de um serviço, e assim, os criminosos conseguem acessá-lo. 

Um exemplo comum é o golpe do “WhatsApp clonado”. Nele, os criminosos se passam por profissionais de grandes empresas, como bancos, lojas, prestadores de serviços de energia ou Internet, e pedem um código de confirmação, utilizando a justificativa de confirmar uma compra ou cadastro. Mas, na verdade, o golpista está tentando instalar o WhatsApp da vítima em outro dispositivo e o código de verificação que o usuário recebe, permite essa transferência. 

Se os criminosos conseguirem transferir sua conta para outro dispositivo, além de terem acesso a todas as suas conversas, poderão se passar por você e tentar enganar seus contatos pedindo dinheiro, ou usar sua conta para aplicar outros golpes. 

Por isso, nunca informe seu código de verificação, mesmo que a pessoa pareça confiável. Se alguém obteve acesso a sua conta, é possível tentar denunciar o acesso indevido na rede social ou app em questão, e pedir para trocar a senha ou deslogar do dispositivo malicioso. Também é importante fazer um Boletim de Ocorrência informando o acontecido.

Acessibilidade

Na primeira cena, uma senhora confirma o acesso ao site do banco digitando um código de confirmação. Acima a frase “Códigos de verificação são usados para confirmar sua identidade, validando acessos, trocas de senhas e confirmando transações.”

Na segunda cena, a personagem recebe a ligação de uma pessoa pedindo um código de confirmação. A frase “Recebeu uma ligação pedindo um código de verificação?” aparece. E muda para “Não informe! Pode ser golpe!”, o rapaz então se transforma em um golpista e a senhora tenta desligar o celular.

Segurança Postado em 20/03/2023

LICENÇACC BY-ND


Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.