Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Cuidado com cartão por aproximação


Descrição

A tecnologia de pagamento por aproximação traz praticidade, se tornou bastante utilizada e agilizou o processo de pagamento via cartão. Basta encostar o cartão ou celular na máquina para o pagamento ser efetuado, sem necessidade de digitar a senha. No entanto, ela pode ser aproveitada por pessoas mal-intencionadas para aplicar golpes.

O mecanismo de aproximação funciona utilizando a tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite a comunicação entre dois dispositivos próximos, a exemplo da maquininha de cartão e o seu cartão ou carteira digital. Criminosos se aproveitam disso para esconder máquinas de cartão em bolsas ou jornais e tentam realizar transações por aproximação em locais movimentados. Se algum cartão com aproximação estiver habilitado dentro da distância de funcionamento – algo entre 2,5 e 5cm –, a transação será realizada, e a vítima poderá sair no prejuízo.

É importante que o usuário esteja atento ao receber seu cartão, pois muitas instituições financeiras entregam o cartão com a função de aproximação habilitada por padrão. Portanto, verifique no app ou site do banco se essa função está habilitada e desabilite-a, se assim desejar.

Mas, se você adotou essa praticidade e quer seguir utilizando um cartão por aproximação, é importante tomar alguns cuidados: guarde sempre seu cartão em um local seguro, dentro da carteira e próximo de outros cartões. Existem capinhas protetoras e carteiras com proteção RFID que bloqueiam os sinais emitidos pelo seu cartão e impedem o funcionamento dos mecanismos de aproximação, podendo ser uma boa solução.

No caso de apps como Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay, que podem utilizar o NFC do celular para realizar pagamentos, uma dica importante: ative o NFC apenas durante o uso para pagamento.

Fique atento(a) também na hora de pagar! Verifique sempre o valor na maquininha, já que dependendo da instituição, podem ser realizadas compras de até 200 reais sem digitar a senha.

Além disso, se seu banco permitir, reduza o número de transações e o limite de pagamentos realizados via aproximação. Ao frequentar locais muito movimentados, como shows e eventos, é recomendado desabilitar a função.

Não esqueça, também, de ativar as notificações para transações realizadas no cartão. Assim, é possível identificar transações desconhecidas. Caso identifique um golpe, registre um boletim de ocorrência, conteste a compra e solicite o estorno junto a operadora do cartão. É possível ainda recorrer a órgãos de proteção do consumidor, ou mesmo entrar com ações legais.

 

Acessibilidade
Na primeira cena, um rapaz observa uma máquina de cartão de crédito com um valor a ser pago. Uma mão se aproxima, passa um cartão e o pagamento é aprovado. Acima surge a frase “Pagar por aproximação é muito prático”.

Na cena seguinte, a frase muda para “Mas requer alguns cuidados para não cair em golpes!”. O personagem está em um ponto de ônibus carregando seu cartão, e um criminoso com uma máquina de pagamentos passa por ele e fica alguns segundos parado ao seu lado, esperando que a máquina faça a operação. O criminoso vai embora e o rapaz recebe uma notificação no celular. Ele lê a mensagem dizendo “Compra de R$75,00 aprovada” e fica surpreso.

Na cena seguinte, no topo da tela surge a frase “Habilite as notificações no app do banco e use capa bloqueadora””. O personagem, então, checa as notificações habilitadas e guarda o cartão na capinha.

Segurança Postado em 21/12/2022

LICENÇACC BY-ND


Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.