Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Como a Internet Funciona


Descrição

Já ouviu falar que a Internet é uma rede de redes? Isso significa que as empresas, instituições, universidades, bancos, entre outras redes que compõem a Internet estão interligadas entre si e é por meio delas que essa comunicação é possível. 
Uma rede nada mais é do que um conjunto de equipamentos conectados, capazes de se comunicar uns com os outros. Por exemplo, o seu computador está conectado à rede do seu provedor, que encaminha seus pacotes até chegar ao destino (o site do Cidadão na Rede ou o YouTube, por exemplo). 
Seu provedor, no entanto, não é responsável por “toda a Internet” e muito menos pelo site do Cidadão na Rede. Então, o que acontece para que seus pacotes cheguem até o destino desejado? Assim como diversas outras empresas, seu provedor está conectado a uma ou mais redes que por sua vez estão conectadas a outras, e assim sucessivamente. É dessa forma, passando por diversas redes, que seu pacote chega ao destino. 
Todas essas redes interligadas formam uma grande rede de alcance mundial. Ao passar por redes intermediárias, um pacote de dados originado em qualquer uma delas tem sempre um ou mais caminhos possíveis para chegar a qualquer outra… 
Note que todas essas milhares e milhares de redes, mesmo sendo de empresas ou instituições diferentes, e usando equipamentos de muitos fabricantes, concordam em utilizar sempre os mesmos padrões tecnológicos. Por isso a comunicação entre elas é possível! 
É como se cada dessas empresas e instituições fosse uma cidade que se conecta às demais cidades por diversas estradas. Nessa analogia, os pacotes seriam os veículos. Para isso acontecer, essas empresas e instituições fazem acordos de diversos tipos, como acordos de fornecimento de trânsito IP, ou acordos de troca de tráfego umas com as outras. Esses acordos podem ser comerciais, como um pedágio no meio de uma estrada, ou colaborativos, o que for mais conveniente para as redes que participam em cada caso. É assim que a Internet funciona. 😊


Quer saber mais? Acesse:
Como funciona a Internet? Parte 1: O protocolo IP
https://www.youtube.com/watch?v=HNQD0qJ0TC4&t=3s&ab_channel=NICbrvideos
Como funciona a Internet? Parte 2: Sistemas Autônomos, BGP, PTTs.
https://www.youtube.com/watch?v=C5qNAT_j63M&ab_channel=NICbrvideos

Internet revelada: https://youtu.be/QXUpRg29iZQ


Acessibilidade
Na primeira cena, duas crianças, um menino e uma menina, estão utilizando um notebook em lados opostos do globo terrestre. No globo, as diversas redes que compõem a Internet são representadas por círculos conectados uns com os outros. O menino está próximo a um círculo laranja e a menina a um círculo roxo, representando redes diferentes. Acima a frase “A Internet é uma rede de redes”.
Na segunda cena, o menino começa a usar o computador e dele sai uma fila de pequenos quadrados, representando os pacotes de dados. Esses pacotes passam por diversas redes até que chegam na menina, que responde, e assim outra fila de pacotes sai do computador dela em direção ao do menino. 
A frase muda para “Milhares de instituições se interligam” e as crianças somem. A frase continua “usando padrões e fazendo acordos” e, em frente ao globo, aparecem apertos de mãos nos caminhos conectando as diferentes redes.
Na terceira cena, lemos a frase “Para formar a grande rede global que utilizamos”. As crianças reaparecem, diversos pacotes trafegam entre as diferentes redes e, em volta do globo, ícones representando aplicações da Internet circulam, enquanto as crianças batem palmas.

Infraestrutura da Internet e Redes Postado em 21/01/2022

LICENÇACC BY-ND


Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.