As redes públicas são muito úteis, porque além de permitir que mais pessoas tenham acesso à Internet, também ajudam a economizar os dados móveis de quem os contrata. Contudo, infelizmente, elas podem representar um perigo para a sua navegação na rede.
Isso porque a segurança das redes públicas não é confiável. Não há nenhuma garantia de que os roteadores utilizem protocolos de segurança, estejam protegidos por firewalls ou até mesmo configurados de maneira segura, com senhas fortes e sistema operacional atualizado. Algumas redes WiFi podem causar uma sensação de proteção por pedirem a criação de cadastro e senha, mas ainda assim não há como ter plena confiança, já que qualquer um que faz o cadastro pode acessá-la.
Além disso, antes de acessar uma rede pública é importante se informar para saber se ela é de fato uma rede de acesso à Internet, pois existem redes WiFi falsas, que além de não permitirem uma ampla navegação, servem apenas para atrair vítimas para golpes cibernéticos.
Por isso, ao utilizar uma rede pública, evite acessar contas de e-mail ou de mensagens que não sejam protegidas por criptografia. Os seus dados podem estar sendo observados! Mas, se precisar acessar contas, ou sites que peçam informações sigilosas como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários, certifique-se que está se comunicando com criptografia de ponta a ponta (por exemplo, sites que aparecem um símbolo de cadeado fechado em seu endereço/URL) caso contrário desative seu acesso da rede pública, e utilize a sua rede de dados móveis ou ainda, faça esse tipo de acesso somente quando estiver conectado em sua rede WiFi.
Acessibilidade
Na primeira cena, um homem aparece em um parque ao lado de uma placa que indica que o WiFi naquela área é livre. Perto dele, pessoas conversam e fazem exercícios. O homem, então, pega o celular e acima dele surge a frase “Ter Internet em todos os lugares é bom”. Em seguida aparece a tela do celular dele indicando as redes disponíveis no local e entre elas uma com nome WiFi_Parque_Livre. A frase muda para “Mas redes públicas não garantem privacidade”. O homem se conecta à rede aberta e um símbolo de atenção surge na tela do celular dele. Acima a frase muda para “É preciso tomar cuidado!” sendo substituída em seguida pela frase “Navegue só em sites seguros”. Uma lupa então amplia o site que o homem tenta acessar, mostrando que existe um cadeado fechado na barra de endereços que inicia em https://, indicando que tem um fator de segurança no endereço desse site.
LICENÇACC BY-ND
Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.