Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Compras em jogos on-line


Descrição

O uso de dispositivos móveis por crianças está cada vez maior, principalmente para entretenimento. Embora essas tecnologias sejam úteis, é importante entender os riscos associados ao uso recreativo, especialmente quanto ao estímulo de compras dentro de jogos e plataformas.

Para incentivar os usuários a gastarem mais dinheiro, algumas empresas recorrem a psicologia comportamental como forma de monetização. Uma das estratégias adotadas é conhecida como “/fun pain/” (“diversão dolorosa” ou "dor divertida"), que consiste em criar uma situação desconfortável no jogo, como levar muito tempo para subir de nível, e ao mesmo tempo oferecer uma solução monetária para resolver isso, como comprar vidas extras.

Para proteger as crianças de estratégias deste tipo e evitar gastos desnecessários, o responsável pode tomar alguns cuidados:

- Explique para as crianças como funcionam os aplicativos gratuitos que oferecem compras internas e ajude-as a desenvolver habilidades de pensamento crítico para tomarem boas decisões. Aproveite a oportunidade para falar sobre educação financeira.

- Oriente as crianças para não deixarem os dados do cartão de crédito salvos no dispositivo e a não fornecê-los sem a autorização dos responsáveis. Para controlar os gastos, existem cartões pré-pagos específicos para determinados jogos. Se for usar cartão de crédito, prefira o virtual ou online.

- Configure o dispositivo das crianças para solicitar senha antes de confirmar as compras.

- Atente-se aos aplicativos e jogos que elas utilizam. Verifique a classificação indicativa, leia as avaliações e pesquise sobre os recursos de compras integradas.

- O uso de recursos de controle parental também pode ser útil. Alguns oferecem opções relacionadas a compras.

Lembre-se que restringir totalmente não é a melhor solução, isso pode gerar desgastes na relação com as crianças. Além disso, muitos jogos são benéficos e podem ajudar na redução do estresse e no desenvolvimento de habilidades. Então, fique atento, reconheça os riscos e esteja preparado para lidar com eles da melhor forma possível.

Para saber mais:
https://cidadaonarede.nic.br/pt/videos/controle-parental 
https://cidadaonarede.nic.br/pt/videos/mediacao-parental 

 

https://internetsegura.br/pdf/guia-internet-segura-pais.pdf 
https://www.nic.br/noticia/na-midia/seu-filho-fez-uma-compra-pelo-seu-celular-saiba-como-evitar-que-isso-aconteca/ 

Este vídeo foi o primeiro colocado do Hackathon promovido durante o 13º Fórum da Internet no Brasil, que aconteceu em Uberlândia (MG) - https://forumdainternet.cgi.br/2023/.

Foi desenvolvido por Luis Henrique de Menezes Acioly e Yuri Silva Lima.

Acessibilidade 
Na primeira cena, surge a frase “A fatura veio com um valor desconhecido?”. A mãe olha o extrato da fatura do cartão e se assusta ao ver que foi gasto R$100 em jogos online.

Na segunda cena, o menino aparece fazendo uma compra pelo celular para o seu personagem no jogo online e ao lado aparece o balão com o cartão de crédito. Acima a frase “Seu filho(a) pode ter usado seu cartão”.

Na terceira cena, aparece o celular com a compra de 1.000 diamantes no jogo e ao lado um pac-man comendo as moedas. Acima a frase “Alguns aplicativos oferecem compras internas”. Na quarta cena, surge a frase “Tome cuidado! Defina uma senha para compras no online e instrua a criança!”, ao lado da mãe e do menino.

Segurança Postado em 19/10/2023

LICENÇACC BY-ND


Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.