Expressar-se e apresentar suas opiniões para um grande número de pessoas nunca foi tão fácil quanto é agora. Cada vez mais, surgem aplicativos e redes sociais que permitem aos usuários postarem conteúdo e se comunicarem com poucos cliques na Internet. Muitos consideram que esse é um avanço fantástico na comunicação humana, contribuindo para aumentar a nossa liberdade de expressão.
Contudo, é importante ter cuidado ao criar ou compartilhar conteúdos e emitir opiniões. Certas afirmações, por não terem base científica ou qualquer confirmação da sua veracidade, podem ser prejudiciais. Isso é chamado de boato. Antes de compartilhar, questione-se: a informação é realmente verdadeira? Não confie apenas no bom senso. Verifique a origem, a fonte da informação, pesquise, confirme.
Ajude a combater os boatos. Apenas compartilhe se tiver realmente certeza da veracidade da informação. Na dúvida, não compartilhe.
Quer saber mais?
https://cartilha.cert.br/fasciculos/#boatos
Acessibilidade:
Na primeira cena temos uma mão segurando o celular que exibe o símbolo de compartilhamento. Nesta cena aparece a seguinte frase “ Vai compartilhar?”
Na segunda cena uma garota pensativa em frente ao notebook. Nesta cena aparece a seguinte frase “Pare e pense”.
Na terceira cena aparecem bonequinhos checando se a informação é verdadeira. Nesta cena aparece a seguinte frase “Verifique antes”.
Na quarta cena surge um megafone com a seguinte frase “Pode ser um… Boato”.
Na quinta cena aparece fundo laranja com a seguinte frase “Na dúvida não compartilhe”.
LICENÇACC BY-ND
Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.