A chegada de um bebê na família faz com que os pais queiram registrar cada momento do crescimento do filho e compartilhar com familiares e amigos. Fotos fazendo alguma fofura, comendo, dando os primeiros passos, na escolinha e em vários outros momentos são publicadas diariamente nas redes sociais.
Apesar de a Internet encurtar distâncias e oferecer a possibilidade de se conectar e compartilhar momentos com outras pessoas, é importante estar atento ao conteúdo das fotos que serão publicadas e o público que terá acesso às imagens publicadas. Tornar a rede social um álbum familiar e postar os momentos íntimos da criança a torna vulnerável para possíveis tentativas de golpes, sequestro, divulgação em sites de conteúdos adultos ou em grupos, entre outras possibilidades.
Ao postar imagens dos pequenos na Internet, é necessário tomar uma série de cuidados. Pais e responsáveis devem encontrar um ponto de equilíbrio entre a privacidade dos seus filhos e a vontade de compartilhar os momentos em família. Caso contrário, os filhos podem ser expostos a uma série de riscos.
Seguem algumas dicas para proteger seu filho da exposição excessiva na rede:
- Não publique fotos das crianças nuas ou seminuas, mesmo com uma figurinha ou tarja na frente, seja tomando banho ou na praia. Pessoas com más intenções podem divulgá-las em sites impróprios;
- Evite divulgar a rotina dos seus filhos, locais que frequentam, onde estudam e até mesmo fotos com uniformes escolares. Essas informações podem facilitar possíveis sequestros;
- Não utilize o seu perfil no modo público e não adicione estranhos nas suas redes sociais, pois há criminosos que roubam informações de crianças para criar perfis falsos;
- Não crie perfis para os menores, deixando que eles façam as próprias escolhas quando tiverem idade para isso. E, claro, sempre com a sua devida orientação.
Preserve seu filho!
Saiba mais:
https://internetsegura.br/pdf/guia-internet-segura-pais.pdf
Acessibilidade
Na primeira cena, aparece a mãe tirando foto da criança na praia e acima surge a frase “Tirar e publicar fotos dos filhos em diversas situações”.
Na segunda cena, a mãe publica a foto que ela tirou do filho e ao lado mostra a imagem nas redes sociais. A frase muda para “pode expô-los a situações vulneráveis”.
Na terceira cena, um criminoso aparece atrás do celular e surge a frase “e facilitar a vida de pessoas mal intençionadas”.
Na quarta cena, a mãe vai publicar a foto do filho na praia e um sinal de alerta aparece. A frase muda para “Fique atento e proteja os pequenos!
Esse vídeo foi o primeiro colocado do Hackathon realizado no Mackenzie.
Ele foi desenvolvido por Adrielli Cristina Pereira.
LICENÇACC BY-ND
Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.