Já fez um pagamento por aproximação? Ou usou o bilhete no leitor da catraca do ônibus? Se a resposta for sim, você já usou o NFC, uma tecnologia que está cada vez mais presente no nosso dia a dia!
NFC, ou Near Field Communication (Comunicação por Campo de Proximidade, em português) é uma tecnologia que utiliza princípios de indução eletromagnética e radiofrequência para permitir a troca de informações entre dois dispositivos sem fio, desde que estejam próximos (até 4 cm de distância, geralmente).
Seu funcionamento é simples: um dispositivo com fonte de energia, como uma máquina de cartão, emite ondas de rádio que ativam o dispositivo receptor – por exemplo, um cartão de crédito. Isso permite a transmissão dos dados armazenados. Em seguida, a máquina decodifica essas informações e executa a ação desejada, como validar um pagamento.
E o NFC vai além dos pagamentos por aproximação. Essa tecnologia pode ser utilizada para diversas finalidades, como: bilhete de transporte público, chaves digitais para abrir portas, crachás de acesso e até mesmo para compartilhar arquivos entre celulares. Tudo isso sem a necessidade de cabos, senhas ou configurações complicadas!
Apesar de ser uma tecnologia muito prática e amplamente adotada, o NFC requer atenção. Quando ligado, qualquer dispositivo compatível pode tentar se comunicar, o que abre brechas para pessoas mal-intencionadas realizarem tentativas de ataques para obter dados ou realizar transações financeiras.
Para garantir sua segurança ao usar o NFC, algumas medidas são essenciais: no seu celular mantenha o NFC desativado quando não estiver usando; proteja seus dispositivos com senhas ou autenticação biométrica, como impressão digital ou reconhecimento facial. Para cartões com aproximação, procure utilizar capas ou carteiras que bloqueiam radiofrequência, confira o vídeo "Cuidado com cartão por aproximação" para saber mais!
Com essas precauções, o NFC se torna uma ferramenta prática, rápida e segura, que facilita diversas tarefas do cotidiano.
Acessibilidade
Na primeira cena, são listados alguns dispositivos que podem utilizar a tecnologia NFC, como celulares, relógios inteligentes, máquinas de cartão e o próprio cartão de crédito. Acima, a frase “Diversos dispositivos tem suporte a tecnologia NFC” aparece. A frase continua “Usando ondas de rádio, ela permite que dispositivos se comuniquem”, ondas de rádio aparecem nos dispositivos indicando que há comunicação entre eles.
Na segunda cena, a frase muda para “Com o NFC, é possível pagar compras, trocar informações e até abrir portas”, ilustrações representando os usos citados aparecem.
Na terceira cena, uma mão com um cartão se aproxima de uma máquina de cartão para realizar um pagamento. Acima a frase “Mas, é preciso estar bem perto para funcionar”. O cartão continua a se aproximar da máquina, e ondas saem dos dispositivos indicando seu alcance. Apenas quando ambos estão bem próximos, o pagamento via cartão na máquina é realizado com sucesso.
LICENÇACC BY-ND
Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.