Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Cuide de seu e-mail


Descrição

Atualmente a maioria das pessoas têm um endereço de e-mail que é utilizado para realizar o cadastro em serviços online, como lojas, redes sociais e até em bancos. Existem também serviços que utilizam o endereço de e-mail para fazer o login automático com apenas alguns cliques. Se o usuário possuir somente um endereço de e-mail, todos esses serviços ficam concentrados apenas em único lugar. Por isso, é muito importante cuidar da sua conta de e-mail.

Caso haja vazamento de dados ou roubo do seu celular, seu e-mail poderá ser utilizado por um criminoso para acessar contas com cadastro atrelado, bastando, para isso, acessar os sites desejados, pedir para recuperar as senhas e confirmar essa mudança. Além disso, ele também poderá utilizar a opção de login automático, via e-mail, para acessar os serviços autenticados desta forma.

Por isso, fique atento(a) aos alertas que receber. Caso desconfie que alguém tenha acesso a sua conta, troque a senha do seu e-mail e dos serviços afetados imediatamente. No caso do Gmail, trocar a senha fará com que os demais dispositivos sejam deslogados e será necessário digitar a nova senha para entrar.

Além disso, sempre habilite a autenticação em dois fatores no e-mail e nos serviços que disponibilizarem esta opção. Dependendo do serviço, o segundo fator pode ser feito via chave de segurança física, via um aplicativo de celular para gerar códigos de verificação ou ainda pelo recebimento de códigos por mensagem de texto ou voz. Assim, caso o criminoso tente trocar a senha em outro dispositivo, será necessário digitar o segundo fator para confirmar essa mudança. Entenda a importância da Autenticação no fascículo do CERT.br (https://cartilha.cert.br/fasciculos/#autenticacao).

Fique atento(a) com o fator utilizado, pois no caso do roubo de celular, se o aparelho estiver desbloqueado, será possível acessar facilmente o e-mail e até realizar verificações via SMS. Para se precaver, deixe sempre configurado uma tela de bloqueio e configure um tempo de bloqueio baixo na tela. Veja o vídeo sobre Bloqueio de Tela do Cidadão na Rede para saber mais.

Além disso, habilite o bloqueio do chip SIM para evitar que o celular furtado receba SMS ou faça ligações. Por fim, existem aplicativos que permitem adicionar uma tela de bloqueio em outros aplicativos como apps de e-mail ou bancos.

Ainda assim, em caso de furto, além de bloquear o dispositivo, é recomendável apagar os dados remotamente, restaurando o celular para as configurações de fábrica. Veja o vídeo do Cidadão na Rede sobre isso para saber mais.

Acessibilidade

Na primeira cena, uma moça mexe no e-mail pelo celular, e acima surge a frase “Cuide da sua conta de e-mail!”.

Na segunda cena, a frase “Se criminosos conseguirem acesso”, vemos um atacante  conseguindo acessar o e-mail e fazendo  login em uma rede social de outra pessoa. No topo da tela, aparece a frase continua “Se criminosos conseguirem acesso a ela, podem utilizá-la para acessar outros serviços”.

Na terceira cena, a moça faz cara de preocupação ao ver, em seu celular, várias notificações de tentativas de mudança de senha, e na sequência realiza a troca da senha de sua conta de e-mail. No topo da cena, aparece a frase “Fique atento às notificações e troque a senha do e-mail e dos serviços afetados!”. 

Segurança Postado em 22/11/2022

LICENÇACC BY-ND


Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.