Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Dicas de uso do PIX


description

Lançado em 2020 pelo Banco Central do Brasil, o PIX é um sistema de pagamento instantâneo completamente digital. Criado para facilitar as transações financeiras entre indivíduos e/ou instituições, sua utilização é bem simples, basta ter cadastro no sistema e conexão com a Internet para usufruir de todas as funções disponíveis no aplicativo.

É por ser algo tão descomplicado que muita gente se sente insegura. Mas vamos entender o passo a passo com algumas recomendações de segurança: 1) utilize o aplicativo oficial do seu banco; 2) cadastre sua chave PIX, seja ela número de telefone celular, e-mail, CPF (ou CNPJ) ou chave aleatória; 3) receba seu código de verificação e não compartilhe; 4) antes de transferir, confira os dados do destinatário. 

E lembre-se, todo cuidado é pouco: seu celular também é sua carteira! 

Para saber mais:

https://cartilha.cert.br/fasciculos/internet-banking/fasciculo-internet-banking.pdf 

  

Acessibilidade:
Na primeira cena temos um homem mexendo no celular, com uma tela ao lado exibindo um aplicativo de banco. Uma mão aparece e seleciona o aplicativo do banco. Nesta cena aparece a seguinte frase “Vai usar o pix?”.

Na segunda cena, o personagem mostra o celular e a sua tela mostra o aplicativo do banco aberto. Nesta cena aparece a seguinte frase “Use o app oficial do seu banco”.

Na terceira cena, a mão seleciona no celular a função do PIX e opções aparecem para cadastrar as chaves (CPF, telefone, e-mail e chave aleatória). Nesta cena aparece a seguinte frase “Cadastre suas chaves”.

Na quarta cena, após cadastrar as chaves, chega o código de verificação no celular. O código é verificado e na cena aparece a seguinte frase “E nunca compartilhe o código deverificação”.

Na quinta cena aparece uma tela de transferência, mão aperta botão transferir e então surge na tela a mensagem digite sua senha. A senha é digitada e a transferência realizada com sucesso. O personagem fica feliz e na cena aparece a seguinte frase “Antes de transferir confira os dados”.

Security Postado em 1/11/21

LICENÇACC BY-ND


Would you like to participate in the initiative?

Interested companies and organizations can become partners in this initiative, including their logo in a customized version of the videos, for dissemination on their website, or other channels. Contact us by email parceriacidadaonarede@nic.br to request the application of the logo of your company or entity in our videos.