Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Seu celular é a sua carteira


Descrição

Os smartphones e seus aplicativos trouxeram muitas facilidades para nossa vida. Hoje podemos carregar documentos como identidade, CNH, título de eleitor, tudo armazenado mesmo dispositivo que usamos para nos comunicar. E não para por aí, podemos fazer pagamentos e transferências pelo celular levando nosso banco junto com a gente, e por isso, podemos até dispensar a nossa carteira. 

Mas lembre-se do ditado popular "nem tudo são flores". Todas essas facilidades também demandam novos cuidados e mudanças na nossa rotina. Agora como seu celular é a sua nova carteira, ele precisa ser protegido da mesma maneira! Não empreste, nem por um minuto, seu dispositivo para outras pessoas, principalmente para desconhecidos. Configure uma tela de bloqueio nele, seja usando um padrão de desenho, um PIN, uma senha ou até biometria, evitando que um simples descuido permita que outra pessoa acesse as informações contidas nele. Nos aplicativos, use sempre que possível 2 fatores de autenticação (Veja como em https://cidadaonarede.nic.br/pt/videos/seguranca/verificacao-em-dois-fatores ). Caso você seja roubado ou perca seu celular, é importante solicitar para a sua operadora que bloqueie o código IMEI do dispositivo e registrar um boletim de ocorrência (B.O.) junto à polícia. 

 

Links de referência

https://cartilha.cert.br/fasciculos/#internet-banking

https://cartilha.cert.br/fasciculos/#dispositivos-moveis

 

Acessibilidade:
Na primeira cena temos um personagem mostrando o celular com a tela apresentando os aplicativos de banco e e-commerce. Nesta cena aparece a seguinte frase “Contas nos bancos e senhas de e-commerce”.

Na segunda cena o personagem está com as mão na cintura pensativo, então aparece um balão de pensamento mostrando que o celular é igual a uma carteira. Nesta cena aparece a seguinte frase “Seu celular também é sua carteira”.

Na terceira cena o homem mostra o celular com o bloqueio de tela. Nesta cena aparece a seguinte frase “Habilite o bloqueio de tela”.

Na quarta cena há dois personagens na tela. Enquanto o personagem principal mexe no celular o outro pede o celular emprestado. O personagem principal então recusa emprestar e aparece a seguinte frase “Não empreste para ninguém".

Na quinta cena o personagem principal está na delegacia com um policial escrevendo no computador. Nesta cena aparece a seguinte frase “Em caso de perda faça um B.O e avise seu banco”.

Segurança Postado em 01/02/2021

LICENÇACC BY-ND


Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.