Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Cuidado com Aplicativos Falsos


Descrição

Tenha cuidado ao baixar aplicativos no seu dispositivo móvel. Muitos apps não são o que parecem. Aplicativos falsos podem ocultar objetivos maliciosos ou mesmo criminosos. Um autor mal intencionado pode desde vender  suas informações pessoais, até usar a ferramenta para explorar vulnerabilidades no seu dispositivo e utilizá-lo para ataques. 

É preciso ficar atento a alguns sinais para minimizar os riscos! 

Instale aplicativos somente de fontes e lojas oficiais. E, mesmo assim, tenha cuidado, pois muitos deles são desenvolvidos por terceiros e estão sujeitos a erros de implementação, ou podem ter sido criados já com intenção maliciosa. Antes de instalar, verifique os screenshots do app, preste atenção no nome do aplicativo, pois muitos desses falsos aplicativos se assemelham aos oficiais. Veja, ainda, se o desenvolvedor é confiável, quantas pessoas instalaram esse aplicativo e qual a opinião delas sobre ele. 

Durante a instalação, fique atento às permissões: forneça apenas aquelas que considerar necessárias para o funcionamento do aplicativo. Por exemplo, um aplicativo de teste de velocidade não precisa ter acesso aos seus contatos para funcionar. 

Use essas dicas, pense antes de instalar e minimize os riscos!

Link de referência: https://cartilha.cert.br/fasciculos/#dispositivos-moveis

Acessibilidade:
Na primeira cena temos uma garota mexendo no celular e a tela do celular grande ao lado dela exibindo um botão de download de um aplicativo com seguinte mensagem “Melhor App baixe agora!”. Antes de clicar no botão de download um sinal de alerta surge na tela e na cena aparece a seguinte frase "Antes de instalar um app, fique atento".

Na segunda cena a personagem está mexendo no celular, surge então um balão de pensamento com lojas de aplicativos virtuais(como por exemplo, Play Store e App Store).

Na tela do celular é selecionado o ícone da loja de aplicativos virtuais e na cena aparece a seguinte frase "Baixe apenas de fontes confiáveis".

Na terceira cena a personagem está com uma lupa investigando as informações do aplicativo (desenvolvedor, nota e avaliações). Ela seleciona instalar e na cena aparece as seguintes frases “Veja as telas”, “Veja quem fez”, “Leia as avaliações”.

Na quarta cena uma mão abre o aplicativo e nega permissão ao aplicativo de ver os seus contatos. Nesta cena aparece a seguinte frase “Antes de instalar limite as permissões”.

Segurança Postado em 18/02/2021

LICENÇACC BY-ND


Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.