Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Use mais de um navegador em sua máquina


Descrição

Uma página da Internet utiliza padrões web como HTML, CSS, Javascript. Esses padrões definem regras e formatos que devem ser respeitados para que um site funcione e apareça da mesma maneira, independentemente do navegador utilizado. Se esses padrões forem respeitados ao criar o site, o resultado é: ele funciona bem em qualquer navegador web! 

No entanto, algumas vezes pode ser que o site acessado não se comporte como você espera. Imagens fora do lugar, botões que não funcionam, páginas que não carregam... Se não for um problema de conexão, existem alguns motivos comuns para esses problemas acontecerem. 

Um deles é a falta de compatibilidade. Padrões web são atualizados com alguma regularidade, como o HTML, que já está na versão 5. Ao acessar uma página com uma versão HTML muito antiga, em um navegador atualizado, ou, ainda, ao utilizar um navegador desatualizado para acessar uma página recente, o site pode se comportar de maneira estranha. Muitos navegadores, inclusive, possuem um modo de compatibilidade para tentar lidar com esse tipo de problema, que você pode procurar nas configurações do navegador que você utiliza. É importante também manter os navegadores web sempre atualizados, ou verificar se ele já faz isso de forma automática! 

Outra situação possível é quando o desenvolvedor, ao criar o site, não utiliza os padrões necessários. Isso pode ocorrer por falta de informação, falta de atualização profissional ou por um simples erro ou esquecimento do profissional. 

Os navegadores são construídos para contornarem esses erros e esquecimentos, e fazem o possível para exibir a página corretamente. Dependendo do tipo de erro, um navegador pode se sair melhor que o outro ao interpretar as instruções imprecisas, e ainda assim exibir a página corretamente! E é por isso que, às vezes, uma página web abre em um navegador, mas em outro não. Portanto, fica a dica: tenha navegadores diferentes instalados em seu computador.

Padrões web Postado em 23/03/2021

LICENÇACC BY-ND


Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.