Já diz o ditado popular "ninguém é perfeito". O mesmo vale para os sistemas computacionais. Por mais que eles sejam intensamente testados, às vezes erros inesperados são encontrados após o lançamento. Esses erros podem gerar falhas e vulnerabilidades de segurança, mas isso não quer dizer que tudo está perdido e o sistema terá que ser jogado fora. As atualizações de sistemas existem para corrigir esses erros e manter os sistemas funcionando.
Não realizar as atualizações (seja por esquecimento, preguiça ou negligência) pode ser tudo que um atacante mal intencionado precisa para invadir o seu sistema. Por isso, é muito importante manter seus dispositivos e sistemas atualizados. Esse é um dos passos fundamentais para manter seu dispositivo seguro.
Para saber mais:
https://cartilha.cert.br/fasciculos/#celulares-e-tablets
https://cartilha.cert.br/fasciculos/#computadores
https://internetsegura.br/pdf/guia-internet-com-responsa-vai-as-compras.pdf
Acessibilidade:
Na primeira cena temos uma garota mexendo no celular e uma tela do celular grande ao seu lado exibindo uma mensagem suspeita de número desconhecido com os seguintes dizeres “Black friday você acaba de ganhar um super desconto e um brinde”.
Na segunda cena, vírus invasores tentam entrar no celular. Nesta cena aparece a seguinte frase “Tome algumas precauções”.
Na terceira cena, o celular está na tela de configurações onde é selecionado a opção atualização de software. O celular então começa a atualização, e depois de um tempo aparece a mensagem de software atualizado com sucesso. Nesta cena aparece a seguinte frase “Mantenha o dispositivo atualizado!”.
Na quarta cena aparece um escudo na tela do celular e uma proteção em volta dele. Nesta cena aparece a seguinte mensagem “Esse é um dos passos para protegê-lo”.
LICENÇACC BY-ND
Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.