A acessibilidade na Web busca maneiras de garantir a participação e utilização da rede por pessoas com deficiência, de maneira autônoma e com igualdade de oportunidades. Quanto mais programas e sites acessíveis forem disponibilizados, maior e melhor será a inclusão dessas pessoas. Para isso ser alcançado, é necessário um esforço conjunto de usuários e desenvolvedores para garantir que a informação esteja acessível.
Este vídeo aborda as dificuldades das pessoas com deficiência visual. No caso delas, é necessário ter maior cuidado com as imagens transmitidas, pois elas navegam na Web com o auxílio de programas denominados leitores de tela, que reproduzem em áudio as informações escritas na tela. Por isso é importante que os sites sejam desenvolvidos com a opção de colocar descrições nas imagens publicadas, e que os usuários também as utilizem. Sem essas descrições, elas não conseguirão compreender a mensagem de forma completa.
Quando postar imagens em redes sociais ou outros sites, adicione uma descrição detalhada do conteúdo, e assim colabore para construirmos uma Web de todos e para todos!
Uma dica extra: em algumas redes sociais o nome dado à função que adiciona descrição nas imagens pode mudar. O Facebook, Instagram e LinkedIn utilizam "Texto Alternativo" enquanto o Twitter utiliza "Adicionar Descrição".
Links de referência:
https://ceweb.br/media/docs/publicacoes/1/cartilha-w3cbr-acessibilidade-web-fasciculo-I.pdf
http://acessibilidadelegal.com/13-tudotem.php
Acessibilidade:
Na primeira cena diversos dispositivos eletrônicos sendo utilizados por pessoas com deficiências. Acima, a frase “Cerca de 3% dos brasileiros são pessoas com deficiência visual”, as pessoas somem, restando um homem deficiente visual segurando um celular.
Na cena seguinte, o homem está pensativo, ao seu lado, a tela do aparelho aparece em destaque, mostrando um perfil em rede social com a imagem coberta, embaixo da imagem a descrição “Para começar o dia”.
Um balão de texto repete o escrito na tela, simulando um leitor de tela. O homem parece confuso, acima dele a frase “Publique imagens com descrição” muda para “Ajude quem usa leitor de tela”.
Na tela do celular a descrição é complementada “Na imagem: uma xícara de café”. Um balão representando o leitor de tela repete a frase para o homem que acena em entendimento e emoticons de felicidade aparecem.
A imagem da tela é revelada mostrando uma xícara de café quente. Um coração sai do celular do homem e vai em direção a tela, curtindo a imagem postada.
LICENÇACC BY-ND
Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.