Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Use mais de um navegador em sua máquina


description

Uma página da Internet utiliza padrões web como HTML, CSS, Javascript. Esses padrões definem regras e formatos que devem ser respeitados para que um site funcione e apareça da mesma maneira, independentemente do navegador utilizado. Se esses padrões forem respeitados ao criar o site, o resultado é: ele funciona bem em qualquer navegador web! 

No entanto, algumas vezes pode ser que o site acessado não se comporte como você espera. Imagens fora do lugar, botões que não funcionam, páginas que não carregam... Se não for um problema de conexão, existem alguns motivos comuns para esses problemas acontecerem. 

Um deles é a falta de compatibilidade. Padrões web são atualizados com alguma regularidade, como o HTML, que já está na versão 5. Ao acessar uma página com uma versão HTML muito antiga, em um navegador atualizado, ou, ainda, ao utilizar um navegador desatualizado para acessar uma página recente, o site pode se comportar de maneira estranha. Muitos navegadores, inclusive, possuem um modo de compatibilidade para tentar lidar com esse tipo de problema, que você pode procurar nas configurações do navegador que você utiliza. É importante também manter os navegadores web sempre atualizados, ou verificar se ele já faz isso de forma automática! 

Outra situação possível é quando o desenvolvedor, ao criar o site, não utiliza os padrões necessários. Isso pode ocorrer por falta de informação, falta de atualização profissional ou por um simples erro ou esquecimento do profissional. 

Os navegadores são construídos para contornarem esses erros e esquecimentos, e fazem o possível para exibir a página corretamente. Dependendo do tipo de erro, um navegador pode se sair melhor que o outro ao interpretar as instruções imprecisas, e ainda assim exibir a página corretamente! E é por isso que, às vezes, uma página web abre em um navegador, mas em outro não. Portanto, fica a dica: tenha navegadores diferentes instalados em seu computador.

Acessibilidade

Na primeira cena um homem aparece digitando em um notebook, ao seu lado é mostrada a tela de um navegador, ele acessa um endereço e tenta fazer o upload de fotos, mas ocorre um erro 505, acima a frase “Tentou acessar o site mas não deu?” aparece. Na segunda cena o homem se levanta pensativo, o navegador desvanece e por trás dele surge um terminal com códigos, pessoas carregando ícones de padrões Web como HTML e CSS, engrenagens se movem ao fundo. Um símbolo de atenção surge na tela, a frase muda para “Pode ser erro de compatibilidade”. Na terceira cena, o homem se senta novamente, acima a frase “Tente em outro navegador”. Ele abre outro navegador, digita o endereço, tenta fazer o upload, uma barra de progresso aparece, a frase muda para “Pode resolver o problema” na tela do navegador uma mensagem de sucesso, o homem comemora batendo palmas.

Web standards Postado em 3/23/21

LICENÇACC BY-ND


Would you like to participate in the initiative?

Interested companies and organizations can become partners in this initiative, including their logo in a customized version of the videos, for dissemination on their website, or other channels. Contact us by email parceriacidadaonarede@nic.br to request the application of the logo of your company or entity in our videos.