Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Não confie em estranhos na Internet!


description

Redes sociais, grupos em aplicativos de mensagens, jogos on-line, tantas maneiras de interagir e conhecer novas pessoas. Mas, é preciso ter cuidado. Existem perfis falsos e pessoas mal intencionadas. Então, na hora de adicionar alguém tenha certeza de que esta pessoa é alguém que você conhece e confia. 

A atenção precisa ser redobrada para os pais ao proteger e instruir seus filhos para o ambiente on-line. Da mesma forma que vocês orientam seus filhos a não conversarem com estranhos na rua, também é preciso orientá-los quando estão na Internet. Instrua-os a não adicionar ou interagir com pessoas desconhecidas na Internet. Converse com seus filhos para que não passem informações pessoais e de familiares a desconhecidos, como o seu nome completo e de seus pais, endereço onde moram, escola em que estuda, local de trabalho dos pais, etc. Também é importante que as crianças e adolescentes saibam dos perigos de enviar fotos ou vídeos atendendo a pedido de estranhos. Converse com seus filhos e peça a eles para que sempre avisem vocês caso algum desconhecido o ameace ou tenha alguma atitude estranha. E lembre-se de respeitar o limite de idade sugerido pelas redes sociais.

Para saber mais:

https://internetsegura.br/pdf/guia-internet-segura.pdf

https://internetsegura.br/pdf/guia-internet-segura-pais.pdf 

https://nic.br/media/docs/publicacoes/13/internet_com_responsa_60+.pdf

https://cartilha.cert.br/fasciculos/redes-sociais/fasciculo-redes-sociais.pdf

Acessibilidade:
Na primeira cena temos um garoto mexendo no celular e alguns perfis surgindo na tela do celular. Nesta cena aparece a seguinte frase “Antes de adicionar alguém na Internet”.

Na segunda cena, o personagem seleciona os perfis que conhece e estes aparecem com um check verde e um coraçãozinho. Nesta cena aparece a seguinte frase “Você confia e conhece a pessoa?”.

Na terceira cena, o personagem aparece pensativo e desconfia de um perfil que já está com um sinal de atenção. Um balão de pensamento com um X de negação, então surge. Nesta cena aparece a seguinte frase “Não? Então não adicione!”.

Na quarta cena, o perfil que gerava desconfiança se transforma em vilão com máscara e então caveiras começam a aparecer. O personagem faz sinal de negação e o perfil é excluído. Nesta cena aparece a seguinte frase “Não confie em estranhos inclusive na Internet”.

Responsible use and duties on the internet Postado em 1/18/21

LICENÇACC BY-ND


Would you like to participate in the initiative?

Interested companies and organizations can become partners in this initiative, including their logo in a customized version of the videos, for dissemination on their website, or other channels. Contact us by email parceriacidadaonarede@nic.br to request the application of the logo of your company or entity in our videos.