Sabia que existem diversos tipos de conexão para acessar a Internet? Eles usam diferentes meios físicos e possuem características próprias que podem ser mais adequadas às suas necessidades.
Atualmente, os tipos mais comuns de conexão à Internet são:
• Rádio - Usa ondas eletromagnéticas para fornecer o acesso. Torres de antena emitem o sinal que é recebido por antenas instaladas na casa dos clientes. Interferências climáticas como raios e tempestades podem prejudicar o sinal. Essa é uma boa alternativa para regiões onde a conexão à Internet por cabo ou fibra não estão disponíveis, mas saiba que a velocidade média é de 10 Mbps.
• Satélite - Utiliza o sinal via satélite para fornecer Internet. Nesse caso, é necessário instalar uma antena parabólica. É uma boa alternativa para regiões onde não existe Internet cabeada, no entanto, esse tipo de conexão também sofre com interferências climáticas, ainda que menos do que a Internet via rádio. Costuma ter o custo mais elevado se comparada aos outros tipos de conexão e pode sofrer com latência alta, gerando sensação de lentidão, mesmo que a banda contratada para download seja relativamente alta. A velocidade normalmente fica entre 10 e 20 Mbps.
• ADSL - Esse tipo de conexão utiliza eletricidade a linha telefônica para transmitir o sinal de Internet, mas sem ocupar a linha como as antigas conexões discadas. Para isso, utiliza um splitter dividindo os sinais de telefone e Internet. A velocidade máxima pode chegar a 24 Mbps com o padrão ADSL2+. A velocidade de upload, porém, é baixa, entre 1 e 5 Mbps.
• VDSL - Essa é uma evolução do ADSL e pode utilizar um modelo híbrido de transporte, em que os dados são transmitidos via fibra óptica, mas a entrega na casa do cliente é feita de maneira semelhante ao ADSL, via linha telefônica. Possui velocidade maior, e diferença entre upload e download menor - ambas podem alcançar, na teoria, 100 Mbps (VDSL2). Uma das desvantagens é que a instalação deve estar o mais próxima possível dos pontos de centrais telefônicas para não haver grande perda de qualidade.
• Cabo (coaxial) - Esse tipo de conexão utiliza sinais elétricos por meio do cabo coaxial para levar Internet ao usuário. Esse é o mesmo tipo de cabo utilizado pelas TVs por assinatura, então, é possível aproveitar a mesma infraestrutura para oferecer o serviço de conexão. Para isso, é utilizado um padrão chamado DOCSIS. A velocidade oferecida pode chegar a 500 Mbps, sendo que a de upload é cerca de 10% da velocidade de download.
• Fibra - Opção mais moderna, com a maior velocidade e estabilidade. Utiliza luz para transmitir a informação. Apresenta planos comerciais de até 1 Gbps mas, com a evolução da tecnologia, velocidades cada vez maiores virão. A velocidade de upload costuma ser igual a de download e os preços, apesar de superiores à Internet a cabo, estão cada vez mais próximos e acessíveis. No entanto, ainda pode ser difícil de encontrar.
Agora que você já conhece alguns dos tipos de conexão, verifique quais estão disponíveis na sua região e escolha a melhor opção para você!
Descrição do vídeo
Na primeira cena, uma moça observa diversos tipos de cabos de Internet e uma antena aparece à sua esquerda, simbolizando a conexão via rádio. Acima a frase “Existem diferentes tipos de conexão à Internet”.
Na segunda cena, ela está em um lugar distante dos centros urbanos e acessa a Internet usando um celular. A conexão chega por meio de ondas eletromagnéticas que saem de uma antena. Surge a frase: “A via rádio usa ondas eletromagnéticas”. Na base da antena aparece o sinal de menor que 35Mbps, indicando a velocidade máxima da tecnologia.
A cena muda e a moça aparece entre duas casas. Em uma dessas casas, um cabo chega ao telefone e, então, fornece Internet, o nome dessa tecnologia é “ADSL”. Na outra casa, o cabo que chega à TV também fornece Internet, essa é a conexão via cabo. Acima, a frase “ADSL e cabo usam eletricidade”. Na sequência, aparece sinal de menor que 35Mbps na casa com Internet ADSL e sinal de menor que 500Mbps na com conexão a cabo. Sinais elétricos saem dos cabos de ambas em direção ao notebook.
Na próxima cena, a moça aparece ao lado de uma casa, com instalação para fibra, acima a frase “Fibra usa luz e é mais rápida e estável”. Pontos de luz aparecem nos cabos ligados a aparelhos que utilizam Internet.
Sentada em frente a um notebook, agora dentro de casa, a moça aparece feliz e carinhas sorridentes saem de seu computador. O vídeo termina com a frase “Pesquise e escolha a melhor opção disponível para sua casa!”.
LICENÇACC BY-ND
Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.