Redes sociais são uma boa ferramenta para manter contato com amigos, ver notícias, curiosidades e até memes engraçados. É um espaço para compartilhar informações uns com os outros e também saber como o conteúdo que você produz está sendo recebidos por seus seguidores.
No entanto, essa necessidade de validação e o medo de perder alguma atualização importante podem levar ao uso excessivo da rede e à dependência.
Redes sociais possuem um formato que fornece constante fluxo de informações e usam mecanismos de gratificação, fazendo com que seja muito fácil perder a noção do tempo durante seu uso. Mas como identificar se já existe algum tipo de dependência?
Os principais sinais de alerta são:
- Alterações de humor, sentimentos de raiva e tristeza ou frustração ao ficar longe das redes;
- Necessidade de mais horas de uso;
- Isolamento social;
- Fadiga;
- Desempenho insatisfatório nos estudos ou no trabalho.
Crianças e adolescentes são ainda mais vulneráveis, já que seus sistemas cognitivos e de regulação emocional ainda estão em processo de desenvolvimento. Por isso, é importante a participação dos pais. Conversas informativas sobre os perigos das redes sociais em geral e como fazer o uso consciente delas são imprescindíveis!
Use as redes sociais com moderação e oriente seus filhos para que façam o mesmo!
IMPORTANTE: Se você acredita que o uso das redes sociais está afetando as atividades do seu dia a dia de maneira contundente, procure um especialista.
Atualize-se e confira dicas importantes, especialmente quanto à orientação de jovens, nas publicações abaixo:
https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_Kids_2015_LIVRO_ELETRONICO.pdf
https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20211125083634/tic_kids_online_2020_livro_eletronico.pdf
Descrição do vídeo
A animação começa com um adolescente em pé na sala de casa, acessando as redes sociais pelo celular e com um sorriso no rosto. Está de dia e as janelas da sala deixam entrar a luz do sol. Enquanto a frase “Redes sociais são interessantes” surge no topo da cena, emoticons alegres, corações e sinais de curtidas (polegares para cima) saem do celular dele.
Ao lado do garoto um relógio mostra o passar das horas. A frase muda para “Mas cuidado, elas podem viciar”. O adolescente continua no celular enquanto o relógio gira e, pela janela, é possível ver o dia virar noite. Ao reparar no relógio, o personagem fica surpreso.
Na próxima cena, já no dia seguinte, a frase é “Defina quais redes acessar e os horários”. O garoto está novamente na sala acessando as redes sociais pelo celular, mas, desta vez, um cronômetro aparece ao seu lado. Quando o tempo acaba, ele guarda o celular e caminha para fora da casa. A frase muda para “Use com moderação”.
A animação termina com o personagem acenando para dois os amigos no parque, uma menina e um menino. A frase final é “Curta a vida off-line”.
LICENÇACC BY-ND
Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.