Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Troque a senha do roteador


Descrição

Os roteadores domiciliares utilizam configurações de fábrica para iniciar o seu funcionamento. Apesar desse aspecto ajudar na sua instalação, ele torna esses equipamentos vulneráveis a ataques e facilita acessos indevidos. Por isso, ao instalar um roteador, altere as configurações padrões.

O primeiro passo é modificar a senha e o usuário de acesso nas configurações do roteador. Essas informações padrões normalmente são bastante conhecidas, o que facilita que uma pessoa mal-intencionada acesse suas configurações e assuma o controle do equipamento.

O segundo passo está relacionado ao seu WiFi. Altere o nome da rede padrão e registre uma senha forte! Modificar o nome da rede reduz o risco de ter redes WiFi com nomes iguais, o que pode gerar perda de pacotes, interferência, tentativa automática indesejada de troca de rede, entre outros problemas. Além disso, alguns nomes de redes padrões identificam o fabricante do equipamento, o que ajuda o atacante a explorar falhas já conhecidas dos respectivos fabricantes. Trocar o nome da rede também indica que houve um cuidado extra na hora de realizar as configurações, o que demonstra a um possível atacante que você cuida bem da sua rede.

Lembre-se de adicionar uma senha forte para essa sua rede WiFi. Assim, apenas aquelas pessoas de seu convívio, que tenham sua senha, poderão utilizá-lo.

Por fim, uma dica importante: nunca coloque informações pessoais tanto no nome quanto na senha que for utilizar para o seu WiFi! Informações pessoais podem ser utilizadas pelo atacante em várias outras circunstâncias.

Saiba mais

https://cartilha.cert.br/fasciculos/redes/fasciculo-redes.pdf

https://cartilha.cert.br/fasciculos/senhas/fasciculo-senhas.pdf

Acessibilidade

Na primeira cena, uma jovem em pé, pensativa, está em uma sala. Atrás dela uma poltrona com uma mesinha ao lado e uma estante à direita. Acima, surge a frase “Vai instalar um roteador novo?”. Um roteador aparece na estante e um homem mascarado como um bandido, representando um hacker, surge atrás dele. A frase muda para “Reduza os riscos”. A imagem foca na jovem que se senta com um notebook à sua frente. A tela mostra a página de configuração do roteador. Uma frase indica o que ela deve fazer “Mude o nome da rede e a senha do seu WiFi”. A jovem digita um novo nome para a rede e a nova senha, salvando as configurações. O foco se abre voltando à cena da sala, a jovem se levanta e a frase que aparece agora é “Não deixe a configuração padrão”. O roteador envia o sinal verde ao cômodo e a jovem comemora batendo palmas.

Segurança Postado em 18/05/2021

LICENÇACC BY-ND


Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.