Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Navegação segura


Descrição

Com o intuito de melhorar a segurança, navegadores como Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge e outros, apresentam o famoso “cadeadinho fechado” na barra de navegação. Esse cadeado é uma forma visual, escolhida pelos navegadores, de indicar que o site acessado utiliza a comunicação segura com o protocolo HTTPS.

O HTTPS é a versão segura do protocolo de comunicação HTTP usado em websites. O certificado criptográfico usado em conjunto com o HTTPS indica quem é o responsável por cuidar daquela página. O HTTPs  garante que o site acessado e o indicado no certificado criptográfico são o mesmo, bem como cifra toda comunicação entre você e o site (ou seja, entre o navegador de acesso e o servidor do site). Se você precisa digitar sua senha de acesso em alguma página web, é essencial observar o uso de HTTPS. Ele garantirá que a senha será comunicada de forma secreta e segura pela Internet até o sistema do site que você está tentando acessar. Contudo não é só quando você precisa enviar informações para um site que o HTTPS é importante, o ideal é que sempre se utilize essa versão mais segura de comunicação. A maior parte dos navegadores modernos inclusive já mostra um cadeado riscado em vermelho ou uma expressão, tal como “unsecure”, muito clara, para avisar ao usuário que o site usa HTTP.

Um ponto importantíssimo é lembrar que, além de verificar o HTTPS e o cadeado, deve-se prestar muita atenção ao endereço acessado. Nomes de sites(URLs) parecidos com os originais são frequentemente usados de forma maliciosa na Internet e, se você está acessando o site errado, ter o cadeado fechado não vai protege-lo! Deve-se também verificar o nome do site(URL). 

Pessoas mal intencionadas podem tentar roubar suas credenciais de acesso criando sites falsos extremamente parecidos com os verdadeiros. Contudo, o site falso não terá as informações corretas atreladas ao cadeado ou terá o “cadeado aberto” indicando que a comunicação não é segura. Tome cuidado para não cair em golpes acessando sites falsos! Antes de digitar qualquer senha ou outras informações sensíveis, como número do seu cartão de crédito, verifique se o site usa HTTPS (com o “cadeadinho fechado aparecendo") e se as informações associadas ao cadeado são condizentes, isto é, se endereço do site está correto, e se o responsável é realmente a instituição esperada (por exemplo um banco, uma loja virtual ou uma instituição do governo).

Para saber mais:

https://cartilha.cert.br/fasciculos/#internet-banking

https://cartilha.cert.br/fasciculos/#comercio-eletronico

https://cartilha.cert.br/livro/

Segurança Postado em 05/03/2021

Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, incluindo seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Entre em contato pelo e-mail parceriacidadaonarede@nic.br para solicitar a aplicação do logo da sua empresa ou entidade em nossos vídeos.