Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Gerenciador de senhas


Descrição

Redes sociais, lojas on-line, sistemas de e-mail, contas bancárias, e muitos outros sistemas requerem que o usuário cadastre um login com uma senha de acesso. Com o crescente número de cadastros, por quanto tempo o usuário vai conseguir memorizar todas essas senhas de acesso?

É inevitável que acabe esquecendo alguma. Para contornar isso, alguns usuários repetem as senhas entre sistemas ou usam versões similares mudando um ou dois caracteres apenas. Essas práticas são desaconselhadas, pois podem comprometer a segurança de todas as suas contas.

Não é preciso ser um super gênio e decorar todas as senhas dos diversos aplicativos, você pode guardá-las em um lugar seguro, como por exemplo anotando-as em um papel e colocando-as em uma gaveta trancada. 

Outro modo de salvar as senhas de forma segura é usando um gerenciador de senhas. O gerenciador é como um cofre, basta cadastrar as senhas nele para que fiquem arquivadas e protegidas nesse dispositivo. Só é preciso lembrar de uma senha mestra (a senha do cofre) para ter acesso a todas as outras guardadas de maneira segura.

Listamos a seguir alguns exemplos de softwares gerenciadores de senhas: 1Passowrd, Bitwarden, Onepass, Gopass, Pass, Keepass, Keepassx e Google Password Manager. 

Essa lista não deve ser entendida com uma recomendação de uso e sim, tem o único objetivo de exemplificar para facilitar o entendimento sobre o tipo de software referenciado nesse vídeo e texto explicativo. Antes de escolher uma dessas opções ou qualquer outra, leia atentamente a descrição e licença de uso, verifique a reputação da empresa que o fornece, e a avaliação dos demais usuários. Tome todos os cuidados para baixá-lo de um repositório confiável e teste-o até se sentir confortável para realmente utilizá-lo no dia a dia.

Para saber mais:

https://cartilha.cert.br/fasciculos/#senhas

Acessibilidade:
Na primeira cena temos uma garota pensativa e em volta dela, aparecem logos de redes sociais e suas respectivas senhas. Nesta cena aparece a seguinte frase “Como lembrar e proteger tantas senhas diferentes?”.

Na segunda cena aparece um cérebro com todos esses dados armazenados (aplicativos e senhas). Nesta cena aparece a seguinte frase “Você não precisa ter uma super memória!”.

Na terceira cena, mostra a tela do celular configurando um gerenciador de senhas. Nesta cena aparece a seguinte frase “Use gerenciadores de senhas”.

Na quarta cena, um papel com as senhas anotadas aparece sendo guardado dentro de um baú. Nesta cena temos a seguinte frase “Ou anote e guarde em um local seguro”.

Segurança Postado em 09/10/2020

LICENÇACC BY-ND


Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.