Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Bloqueio de Tela


Descrição

Atualmente, grande parte das nossas informações se encontram na palma da mão, bem na tela do celular. Não é à toa que os smartphones se tornaram alvo de pessoas mal-intencionadas. Por isso, é necessário se precaver e habilitar o bloqueio de tela utilizando métodos de autenticação. Dessa forma, você minimiza os riscos de possíveis acessos maliciosos. 

O bloqueio de tela, como o próprio nome diz, inibe o acesso ao seu dispositivo por pessoas não autorizadas. Ao utilizar o bloqueio de tela é necessário informar uma senha ou utilizar biometria para acessar as demais funções do dispositivo. 

Para habilitar essa função no Android, acesse as configurações e entre na opção “Tela de bloqueio”. Modelos atuais contam com as seguintes opções: padrão (desenho), código PIN, senha, impressão digital, reconhecimento facial e senha alfanumérica. Já os modelos mais antigos, oferecem apenas os três primeiros modos de bloqueio. 

Para configurar a tela de bloqueio no iPhone, toque em “Ajustes” e escolha a opção “Touch ID e Código”. As opções de desbloqueio são senha (com 6 dígitos numéricos; opção com mais dígitos; ou ainda alfanumérica) e impressão digital. O reconhecimento facial está presente nos modelos a partir do iPhone X. 

A opção mais segura de bloqueio é a senha alfanumérica. Mas, para garantir sua segurança, não use senhas com sequências óbvias como “123456” e datas significativas, como aniversários. Veja essas e outras dicas nos demais vídeos do Cidadão na Rede. 

Vale lembrar que, mesmo com a biometria habilitada, ainda é necessário ter uma senha pois nem sempre a leitura dos dados biométricos funciona. Não esquecendo que, caso ocorram muitas tentativas erradas, seu celular pode acabar bloqueado. Há casos em que é necessário realizar a autenticação na conta associada ao seu dispositivo para liberar novamente o acesso. Alguns aparelhos possuem a função de apagar todos os dados no caso de excesso de tentativas erradas. Essa pode ser uma opção interessante para situações de furto do aparelho. 

Muitos sistemas operacionais oferecem serviços de localização remota, permitindo inclusive apagar o conteúdo do aparelho. No mais, existem diversos apps com funções antifurto, como captura de foto no caso de senha incorreta, rastreio e controle remoto do dispositivo, que podem auxiliá-lo no caso de perda ou roubo. 

Além do bloqueio de tela, é importante habilitar também a senha no SIM Card. 

Fique atento às dicas do Cidadão na Rede e invista na segurança dos seus dispositivos!

Acessibilidade

Na primeira cena, uma garota deixa o celular sobre uma mesa, em que também está sentado um rapaz, e sai. Aparece então a seguinte frase “Desligar a tela do celular não é bloqueá-lo”. O rapaz pega o celular dela, liga o visor e desliza a tela desbloqueando o aparelho. 

Na segunda cena, a frase muda para “Habilite a proteção de tela nas configurações", e no celular aparece a tela de configurações. Uma mão surge na imagem e  seleciona a opção “tela de bloqueio”. Surgem diversas telas, mostrando as opções de bloqueios padrão que são: senha, reconhecimento facial e impressão digital. A opção impressão digital é escolhida. 

Na terceira cena aparece um rapaz, aparentemente mal intencionado, que encontra um celular sobre a mesa e o pega. O aparelho celular está com o visor apagado, ele tenta acessá-lo, mas ao ver que o celular está bloqueado e pedindo a impressão digital para acesso, ele fica bravo e recoloca o celular sobre a mesa. Acima dele surge a frase “Proteja seu dispositivo!”

Segurança Postado em 02/02/2022

LICENÇACC BY-ND


Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.