Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Compras seguras: use cartão virtual!


Descrição

Compras e pagamentos on-line tornaram-se bastante populares nos últimos anos, especialmente para quem utiliza serviços de entrega ou acessa lojas virtuais. É preciso, no entanto, ficar atento às medidas de segurança na hora de efetuar um pagamento via Internet. Não caia em golpes financeiros! 

Sempre verifique a confiabilidade e a reputação da loja virtual antes de comprar e tenha um cuidado extra durante o processo de pagamento. Caso opte por pagar com cartão de crédito, prefira criar e usar um cartão virtual ao invés do físico. 

O cartão de crédito virtual, ou on-line, é oferecido por diversos bancos como forma de proteger os dados dos cartões físicos, e como uma tentativa de minimizar os danos causados por golpes e até mesmo evitá-los. Ele é atrelado ao seu cartão de crédito físico, mas com números, código de segurança e limites diferentes. 

Geralmente, o cartão virtual pode ser gerado pelo próprio aplicativo do banco na Web. As funcionalidades e as normas dependem da empresa emissora. Alguns cartões têm valor máximo por transação, prazo de validade pré-determinado e restrição quanto ao número de transações realizadas. Normalmente, você pode controlar o limite de seu cartão virtual, respeitando o limite do cartão de crédito físico ao qual ele está atrelado. Você pode ainda, por exemplo, estabelecer como limite o valor necessário para uma compra específica. 

Além do cartão de crédito virtual ser fácil de configurar, se os seus dados forem comprometidos, também é fácil bloqueá-lo. E isso sem atrapalhar o uso do seu cartão físico!

Por fim, ao realizar uma compra, evite salvar os dados do seu cartão no site da loja. Apesar de ser mais prático, isso diminui sua segurança, pois caso haja um vazamento de dados do site, as informações do seu cartão serão comprometidas também. 

Lembre-se: em caso de suspeita de uso indevido, conteste a transação junto ao seu banco, solicite o bloqueio/cancelamento do cartão virtual e gere um novo. 

Saiba mais:

https://cartilha.cert.br/fasciculos/#comercio-via-internet
https://cartilha.cert.br/dicas-rapidas/#golpes 
https://cartilha.cert.br/fasciculos/#vazamento-de-dados 
https://internetsegura.br/pdf/guia-internet-com-responsa-vai-as-compras.pdf 

Tema sugerido por Fabio Storino

Acessibilidade

Na primeira cena, um rapaz mexe no celular em que a tela mostra um site de compras on-line, com uma cadeira em destaque como o produto escolhido e a opção “Comprar”. O rapaz clica para efetuar a compra e acima dessa imagem aparece a frase “Vai comprar algo pela Internet?”. Na tela do celular aparece agora a página de pagamento, e sobrepondo essa imagem surge a figura de um cartão de crédito físico, seguida de um símbolo de atenção. 

Na segunda cena, a frase muda para "Gere o cartão de crédito virtual no app do seu banco”, e na tela do celular o rapaz acessa o aplicativo do banco e escolhe a opção Cartão de Crédito, seguida por Cartão Virtual. A tela então muda, mostrando a mensagem “Cartão virtual gerado!” e aparecem os dados do cartão virtual, e logo abaixo os ícones de cadeado e lixeira representando as opções bloquear e deletar respectivamente. 

Na terceira cena, o rapaz está novamente na tela de pagamento, o celular é cercado por ameaças virtuais. Surge a frase “Caso tenha problemas, é fácil cancelar”. A tela muda para o app do banco e, nas configurações do cartão virtual, aparece uma caixa de diálogo com a pergunta “Deseja remover este cartão?” o rapaz clica em “Sim”. 

Na quarta cena, surge a frase “E solicitar um novo!”. A tela então mostra a opção “Gerar cartão virtual”, e os dados de um novo cartão virtual aparecem. 
O homem bate palmas e diversos emoticons representando a alegria dele surgem ao seu redor.

Segurança Postado em 20/08/2021

LICENÇACC BY-ND


Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.