Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Não clique em tudo que receber


Descrição

"Sua conta bancária pode ser desativada. Preencha o quanto antes o formulário de atualização de cadastro disponibilizado neste link"; "Parabéns, você ganhou uma viagem com tudo pago para Foz do Iguaçu! Preencha seus dados no link a seguir e receba o prêmio"; "Baixe o seguinte aplicativo neste link e compartilhe essa informação com outros 10 amigos para ganhar recompensas no jogo Minecraft". Você já recebeu mensagens neste estilo?

Elas costumam ser usadas por golpistas, como isca, para pegarem("pescarem") vítimas na Internet. E não para por aí, a criatividade dos golpistas não tem limites. Por isso, fique atento para não ser enganado. Não clique em qualquer link que receber na Internet!

E-mail, SMS, aplicativos de mensagens, redes sociais: fique atento ao conteúdo das mensagens, links e anexos. Desconfie de mensagens que apresentem erros gramáticas e ortográficos. Desconfie se o endereço de e-mail ou telefone do remetente não for conhecido por você, e o mais importante: nunca clique em links, não baixe arquivos e não instale programas ou aplicativos inseridos nessa mensagem. Se for mesmo necessária uma atualização de cadastro, por exemplo, acesse o site diretamente no seu navegador de costume ou procure  pelo serviço ou empresa em um site de busca. Desconfie de prêmios surpresas que surgem em troca as suas informações pessoais como nome, CPF, número de cartão ou celular, e-mail, etc. Se você não está pagando, provavelmente você é o produto. 

Para saber mais:

https://nic.br/media/docs/publicacoes/13/internet_com_responsa_+60.pdf 

https://cartilha.cert.br/fasciculos/codigos-maliciosos/fasciculo-codigos-maliciosos.pdf 

https://cartilha.cert.br/fasciculos/dispositivos-moveis/fasciculo-dispositivos-moveis.pdf

https://www.nic.br/noticia/na-midia/como-verificar-se-um-e-mail-e-seguro-e-nao-cair-em-golpes/ 

Uso responsável e deveres na Internet Postado em 05/03/2021

Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, incluindo seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Entre em contato pelo e-mail parceriacidadaonarede@nic.br para solicitar a aplicação do logo da sua empresa ou entidade em nossos vídeos.