"Sua conta bancária pode ser desativada. Preencha o quanto antes o formulário de atualização de cadastro disponibilizado neste link"; "Parabéns, você ganhou uma viagem com tudo pago para Foz do Iguaçu! Preencha seus dados no link a seguir e receba o prêmio"; "Baixe o seguinte aplicativo neste link e compartilhe essa informação com outros 10 amigos para ganhar recompensas no jogo Minecraft". Você já recebeu mensagens neste estilo?
Elas costumam ser usadas por golpistas, como isca, para pegarem("pescarem") vítimas na Internet. E não para por aí, a criatividade dos golpistas não tem limites. Por isso, fique atento para não ser enganado. Não clique em qualquer link que receber na Internet!
E-mail, SMS, aplicativos de mensagens, redes sociais: fique atento ao conteúdo das mensagens, links e anexos. Desconfie de mensagens que apresentem erros gramáticas e ortográficos. Desconfie se o endereço de e-mail ou telefone do remetente não for conhecido por você, e o mais importante: nunca clique em links, não baixe arquivos e não instale programas ou aplicativos inseridos nessa mensagem. Se for mesmo necessária uma atualização de cadastro, por exemplo, acesse o site diretamente no seu navegador de costume ou procure pelo serviço ou empresa em um site de busca. Desconfie de prêmios surpresas que surgem em troca as suas informações pessoais como nome, CPF, número de cartão ou celular, e-mail, etc. Se você não está pagando, provavelmente você é o produto.
Para saber mais:
https://nic.br/media/docs/publicacoes/13/internet_com_responsa_+60.pdf
https://cartilha.cert.br/fasciculos/codigos-maliciosos/fasciculo-codigos-maliciosos.pdf
https://cartilha.cert.br/fasciculos/#celulares-e-tablets
https://www.nic.br/noticia/na-midia/como-verificar-se-um-e-mail-e-seguro-e-nao-cair-em-golpes/
Acessibilidade:
Na primeira cena temos um velhinho ao lado de uma tela de celular apresentando a mensagem "Parabéns você ganhou um prêmio clique no link”. Nesta cena aparece aparece a seguinte frase “A notícia ou oferta é boa demais?”
Na segunda cena aparece somente a tela do celular ainda com a mensagem e com um bandido saindo de trás do celular. Nesta cena aparece a seguinte frase “Pode ser um golpe”.
Na terceira tela, uma mão clica em fechar a mensagem. Nesta cena aparece a seguinte frase “Quando a esmola é muita até o santo desconfia”.
Na quarta cena, o velhinho aparece fazendo um sinal de jóia com a mão. Nesta cena aparece a seguinte frase “Na dúvida, não clique no link!”.
LICENÇACC BY-ND
Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.