Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Cyberbullying: e se fosse com você?


Descrição

Cyberbullying é algo sério e muito grave, e caracteriza-se por intimidar, pela Internet, outra pessoa com ofensas, insultos e apelidos pejorativos.

Às vezes vemos crianças e adolescentes, assim como adultos, postarem ou compartilharem fofocas e mentiras, para desmoralizar alguém por suas características e preferências, e depois justificam essas postagens como apenas uma “brincadeira” mal compreendida. Os agressores não reconhecem a maldade que fizeram, nem o mal que causaram às outras pessoas, com o intuito de se defenderem e continuarem a praticar bullying.

O pior é quando pensam que podem fazer tudo na Internet sem serem reconhecidos, ou seja, por estarem atrás do computador, não serão descobertos. Isso é um grande engano!!! Existem sim meios para identificar o agressor.

Sempre considere: e se fosse com você? E se você fosse a outra pessoa? Como se sentiria? Devemos saber que bullying não é brincadeira, independentemente de ser na Internet ou não. Além de prejudicar a vítima, pode gerar consequências sérias para o(a) agressor(a), até mesmo com ações de reparação ou criminais na justiça!

Para saber mais:

https://internetsegura.br/

Acessibilidade:
Na primeira cena temos dois garotos mexendo no celular e em volta deles diabinhos. Um balão de pensamento de um dos garotos mostra um terceiro (vítima). Nesta cena aparece a seguinte frase “pode ser uma brincadeira para você”.

Na segunda cena, a tela do celular mostra o perfil do terceiro garoto(vítima) recebendo comentários ruins. Nesta cena aparece a seguinte frase “Mas não para o outro”.

Na terceira cena, a vítima aparece chorando com o celular na mão. Nesta cena aparece a seguinte frase “Nem tudo é brincadeira”.

Na quarta cena aparece um policial em frente a delegacia. Nesta cena temos a seguinte frase “O cyberbullying pode ter consequências sérias”.

Uso responsável e deveres na Internet Postado em 20/10/2020

LICENÇACC BY-ND


Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.