Comprar online já faz parte do dia a dia. Com as plataformas oferecendo tantas opções de produtos e fornecedores diferentes, fica até difícil escolher e saber em quem confiar. Por isso, cuidado nunca é demais.
Já reparou que algumas plataformas de comércio eletrônico oferecem produtos de vários vendedores? São os marketplaces, que funcionam como shoppings virtuais onde diversos vendedores compartilham o mesmo espaço. Essa prática, traz mais praticidade para o consumidor e acesso a variedade de produtos. Já o vendedor ganha maior visibilidade em um grande site de comércio eletrônico. Por isso, é preciso ficar atento na hora de comprar, não esquecendo de verificar quem é realmente o vendedor do produto desejado.
Dependendo do marketplace, a informação de que o produto vem de outro vendedor pode não estar destacada e passar despercebida na hora da compra. Isso pode gerar problemas futuros, já que vendedores externos podem possuir políticas de envio e trocas diferentes da plataforma utilizada. Pesquisar esses pontos é fundamental.
Muitas vezes a própria plataforma disponibiliza um sistema de avaliação em que clientes podem comentar como foi o processo de compra e a qualidade do produto recebido. Além disso, existem plataformas especializadas que permitem aos consumidores não somente avaliarem as empresas e produtos, como também registrar reclamações e receber suporte referente à sua compra. Procure por essas informações para saber como é o pós-venda e se as possíveis reclamações foram resolvidas ou não, antes de realizar sua compra.
Uma boa avaliação pode ser um indicador de que o vendedor é confiável e que a compra será satisfatória. Não deixe de pesquisar também informações como o nome da empresa, CNPJ e contatos. Esses dados podem ser úteis para contatar o vendedor em caso de problemas com o produto.
Na hora de realizar a compra, é importante que todo processo ocorra dentro da própria plataforma, garantindo os recursos de segurança oferecidos por ela. Desconfie se um vendedor pedir para continuar a compra fora da plataforma.
Seguindo essas dicas, você reduzirá os transtornos e surpresas indesejadas.
Acessibilidade
Na primeira cena, uma senhora escolhe uma blusa para comprar e fica na dúvida ao reparar que o nome da loja e o vendedor que irá entregar o produto são diferentes. Acima a frase “Muitos sites de comércio eletrônico são marketplace”.
Na segunda cena, a frase continua “e vendem produtos de outros lojistas”. A senhora fica pensativa.
Na terceira cena, a senhora faz uma busca do vendedor, a frase muda para “Fique atento ao comprar e pesquise em caso de dúvida”. A senhora vê que a avaliação do vendedor está boa.
Na quarta cena, a senhora compra a blusa. A frase encerra em “Verifique quem é o vendedor e compre com mais confiança”.
LICENÇACC BY-ND
Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.