Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

O que é Engenharia Social?


Descrição

Invadir um sistema pode ser uma tarefa bastante complexa, mas nem todo golpista precisa entender tanto de tecnologia para aplicar golpes. Muitas vezes, é mais fácil enganar o usuário final para obter informações confidenciais, como senhas e dados bancários. 

Para isso, eles utilizam técnicas de engenharia social, que buscam manipular a vítima para obter informações sensíveis ou executar uma ação específica, como instalar um malware. Essas táticas induzem a vítima a agir impulsivamente, seja conquistando sua confiança, criando uma falsa sensação de urgência ou apelando para o medo ou para o sentimento de caridade. As histórias apresentadas à vítima costumam ser bastante convincentes, utilizando inclusive dados vazados para aumentar ainda mais a credibilidade e enganar o usuário. 

Exemplos de golpes que utilizam a engenharia social incluem: e-mails pedindo para atualizar cadastros ou clicar em links suspeitos (phishing), ligações telefônicas (vishing) passando-se por bancos ou lojas pedindo para confirmar transações, e mensagens sobre tentativas de golpes, tentando induzir o usuário a fornecer dados importantes de sua conta, como senhas, números de cartão e códigos de verificação. 

Por isso, fique atento! Não compartilhe seus dados, senhas ou códigos de verificação, e jamais faça transferências bancárias sem antes confirmar com a pessoa por outro meio de contato confiável, como uma ligação ou vídeo chamada. 

Recebeu uma ligação suspeita? Ligue e confirme diretamente com o banco ou empresa através dos canais oficiais disponíveis. 

Para reduzir o risco de cair em golpes, mantenha-se alerta, desconfie de solicitações inesperadas ou urgentes, e sempre verifique a autenticidade dos contatos.

Acessibilidade

Na primeira cena, um golpista está utilizando um computador. Acima dele a frase “Nem todo golpista precisa dominar a tecnologia”. Ele sai do computador e faz uma ligação pelo celular para uma senhora. 

Na segunda cena, a frase muda para “Muitas vezes, ele só precisa convencer a vítima”. O golpista convence a senhora a fornecer os dados de acesso de sua conta bancária. Ele rouba o dinheiro dela e ela fica triste. 

Na terceira cena, a frase termina: “É a engenharia social! Desconfie e verifique antes de agir!”. Dessa vez a senhora desconfia do golpista e se nega a fornecer os dados. O golpista vai embora bravo.

Segurança Postado em 07/08/2025

LICENÇACC BY-ND


Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.